Laço Branco: Homens discutem desconstrução do machismo durante Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Pela primeira vez, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou uma roda de conversa com 100% do público masculino para debater e refletir sobre o tema: Desconstruindo o Machismo. O evento alusivo ao Dia do Laço Branco faz parte da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e foi realizado na manhã desta segunda-feira (6), no auditório da Fundacc, no centro.

#PraCegoVer: Mesa de abertura composta pelo prefeito, presidente da câmara e o mediador do evento (Foto: Luis Gava/PMC)

O Dia do Laço Branco tem por objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens em ações pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher. A campanha existe há 24 anos, quando um jovem canadense de 25 anos entrou armado em uma escola e atirou contra 14 mulheres alegando que odiava feministas.

Em seguida, ele suicidou-se e deixou uma carta com uma lista de 19 feministas que ele pretendia matar. Desde então, homens canadenses lançaram a campanha para mostrar ao mundo que, apesar de existirem aqueles que agridem mulheres, há também os que repudiam e não se calam diante da violência.

O encontro reuniu homens de diferentes órgãos públicos e o debate contou com diversas representações masculinas da sociedade. Participaram da roda de conversa o prefeito Aguilar Junior; o presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar; o comandante da PM de Caraguatatuba, capitão Adriano Alves Diniz; o presidente do Conselho de Segurança (Conseg), Pedro Hiroshi; o assistente social da Defensoria Pública, Luciano Alves; o psicólogo do CAPS AD, Cristiano Lanza e representando a sociedade civil, Daniel Aredes.

#PraCegoVer: Auditório com homens sentados e no palco participantes da roda de conversa (Foto: Luis Gava/PMC)

O funcionário público Alexandre Marzola parabenizou o evento e disse que debater o tema “Desconstruindo o Machismo”, da campanha Laço Branco, é essencial para conscientizar a população sobre a igualdade de direitos e a importância da luta da violência contra as mulheres seja ela física, moral, sexual ou psicológica. “É nosso dever oferecer apoio às vítimas de violência e realizar a denúncia pelo Canal 180 – Central de Atendimento à Mulher”.

O educador social e mediador do debate, Danilo Cossani, destacou o pioneirismo do município no debate sobre o tema, com uma plateia inteira de homens. “O nosso plano é que possamos evoluir cada vez mais na luta pelo fim da violência contra a mulher. Esse é um momento para ficar registrado na história de Caraguatatuba, porque pela 1ª vez os homens se reúnem para falar sobre esse assunto”, enfatizou.

O presidente da Câmara Municipal, Tato Aguilar, disse que nunca presenciou um evento desses ao longo da sua militância política. “Temos que mobilizar e sensibilizar todas as pessoas para que a violência contra a mulher acabe de vez. Com muita alegria abrimos o plenário da Câmara Municipal para iniciar essa discussão na Campanha dos 16 dias de Ativismo no dia 25 de novembro”, recordou.

O prefeito Aguilar Junior chamou atenção para comportamentos machistas que passam despercebidos. “Devemos quebrar as atitudes machistas que ainda temos no nosso dia a dia, seja numa simples fala, ação ou até omissão. Esse é um bom momento para partilharmos ideias e chegarmos a um consenso para termos reuniões como essa periodicamente. Isso seria uma forma de fomentar a discussão e mobilizar as pessoas em relação à violência contra a mulher”, sugeriu.

Quem quiser assistir na íntegra, o evento está disponível no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=5ZK1wgatJkM.

A Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres é desenvolvida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e o Conselho Municipal da Condição Feminina.

Confira a programação:

– Dia 7 (terça): 9h às 14h – Divulgação e orientação nos Cras Massaguaçu e Getuba;

– Dia 8 (quarta): 9h às 14h – Divulgação e orientação nos Cras Centro e Norte;

– Dia 9 (quinta): 9h às 14h – Divulgação e orientação nos Cras Sul e Barranco Alto;

– Dia 10 (sexta): 13h30 às 17h30 – Enceramento da Campanha com o 3º Fórum “Vigilância as Violências” – Tema: O itinerário da mulher x O ciclo de violência frente ao trabalho articulado em rede – Fundacc.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de