Zoonoses de Caraguatatuba inicia ações da ‘Operação Verão’ neste sábado (27)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba inicia neste sábado (27) a ‘Operação Verão’ que consiste em atividades de fiscalização e vistorias, principalmente, para o controle de criadouros do Aedes aegypti.

#PraCegoVer: Agente de endemias faz verificação em quintal de uma residência (Foto: Divulgação/PMC)

Para a ‘Operação Verão’, será necessária uma equipe composta por fiscais de saúde pública, agentes de endemias, técnicos e médico veterinário e biólogo e fiscais de controle animal.

As vistorias e orientações serão feitas em marinas, hotéis, pousadas e imóveis comerciais do município. Além desses locais, a equipe irá percorrer as praias para orientações quanto à permanência de animais.

A ‘Operação Verão’ é primordial para chamar a atenção da população para o início da elevação das temperaturas e o aumento das chuvas, o que facilita a expansão dos criadouros. Por isso, é importante começar as atividades de combate antes dos meses de pico da doença, que são março e abril, e eliminar o criadouro.

O CCZ reforça que o Art. 32 da Lei Municipal 1.298 de 2006 deixa claro o dever de adotar medidas de prevenção contra a infestação por animais incômodos, que possam disseminar agentes de doenças como a dengue.

O Art. 5º da mesma lei dispõe sobre a proibição da permanência de animais na praia, independentemente do motivo alegado ou porte do animal, mesmo quando submetidos à contenção por coleira e guia e acompanhados de seus proprietários e/ou responsáveis.

A multa para o não cumprimento de ambos os trechos citados na Lei Municipal 1.298 de 2006 varia de 50 a 1000 VRMs (R$ 187 a R$ 3.740).

A população também pode ajudar na fiscalização. A unidade CCZ recebe denúncias de locais com possível infestação do mosquito Aedes aegypti. Elas podem ser realizadas através do Canal 156 da Prefeitura de Caraguatatuba.

Após o registro no portal, com o número de protocolo em mãos, gerado no ato da solicitação, a pessoa poderá em contato com o CCZ pelo (12) 3887-6888 para reforçar a situação.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de