Caraguatatuba passa a ser sede da Polícia Científica e IML no Litoral Norte

A cidade de Caraguatatuba é agora a sede oficial da Polícia Científica e Instituto Médico Legal (IML) do Litoral Norte. Todos os exames de perícias serão encaminhados para os órgãos, que até então funcionavam em São Sebastião.

#PraCegoVer: Equipamento montado no laboratório da Polícia Científica (Foto: Luis Gava/PMC)

Essa era uma reivindicação antiga da Polícia Científica, ligada à Secretaria de Segurança Pública do Estado, devido Caraguatatuba ser um ponto estratégico de acesso às outras cidades como São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela e a maioria dos atendimentos serem realizados no município.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, reforçou que essa é uma grande conquista para a cidade e que estudos feitos há dois anos mostram que o município é o que tem a maior demanda da perícia.

“No Litoral Norte, temos Comando da Polícia Militar em Caraguatatuba, vamos trazer a Força Tática e agora conseguimos com o Estado trazer a Polícia Científica para a cidade, ou seja, é mais um ganho para o município”.

O perito criminal e chefe da equipe da Polícia Científica, Enos Ricardo Bretas Arneiro, destacou a importância da parceria fechada com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão.

“Em primeiro lugar, vai facilitar muito a chegada aos locais mais distantes para a perícia e conquistamos um espaço muito melhor até mesmo para o nosso laboratório, que pode fazer análises periciais, digitais e de entorpecentes”, explicou. Casos mais complexos são feitos em São José dos Campos ou São Paulo.

A Polícia Científica é responsável pela análise de cenas criminais como homicídios, acidentes, roubos e furtos. São 23 funcionários e uma equipe composta por perito e fotógrafo ou desenhista que atua em plantão de 24 horas para atender uma área de 200 quilômetros de extensão.

A Polícia Científica está localizada à Avenida Maranhão, 20, no Jardim Primavera. O setor administrativo funciona das 9h às 18h. Importante destacar que laudos e perícias são solicitados diretamente pela Polícia Civil e Delegacia de Defesa da Mulher. A unidade possui sete viaturas e duas motos para atendimento mais ágeis.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de