Saúde promove campanha de conscientização e prevenção à dengue no ‘Beer Festival’

Com foco na prevenção à dengue e diminuição da ocorrência de novos casos, a Secretaria de Saúde vai promover uma campanha de conscientização durante os três dias do Beer Festival 2021 (de 19 a 21/11). O evento será realizado na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro.

#PraCegoVer: Algumas pessoas sentadas em cadeiras de madeiras e outras, em pé, em frente a um truck escrito Caveirão (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A campanha de conscientização faz parte das ações do Dia Nacional de Combate ao Dengue (Dia D) instituído no penúltimo sábado do mês de novembro pela Lei Nº 12.235/2010.

Quem passar pelo evento receberá informações sobre a transmissão, reprodução do mosquito e a gravidade das doenças transmitidas pelo Ades aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela). A expectativa é de que cerca de 8 mil pessoas passem pelo evento.

Segundo a coordenadora de arboviroses da Vigilância Epidemiológica, Valéria Cristiane, a intenção é atingir, principalmente, veranistas. Uma preocupação da Secretaria de Saúde que existe há muito tempo.

Valéria explica que “as casas dessas pessoas estão fachadas durante as vistorias realizadas pelos agentes de controle da dengue e em muitas delas não são feitas a checagem dos quintais ou de possíveis criadouros do mosquito”.

Outra preocupação está ligada diretamente ao período de chuvas. O clima quente e úmido dessa época facilita a proliferação do mosquito, justamente por conta do acúmulo de água em recipientes como vasos de planta, pneus, garrafas, etc.

A campanha é fundamental para a mobilização da população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar novos casos de dengue.

Toda a ação será coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e conta com o apoio as Equipes de Saúde da Família (ESF) das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Hoje, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, Caraguatatuba tem 896 notificações de dengue. Desses, 69 foram confirmados e 827 descartados.

Capacitação da rede de Saúde

Além da ação no final de semana, a Secretária de Saúde vai realizar a capacitação da rede de Saúde sobre as arboviroses, visando à prevenção e estratégias para organização de ações que deverão ser incorporadas e desenvolvidas no município.

Irão participar os agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, e futuramente, os demais profissionais.

A capacitação será realizada no dia 24 de novembro, no prédio do Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher), das 9h às 13h.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de