Procon de Caraguatatuba orienta consumidores sobre “pegadinhas” da “Black Friday”

A Black Friday (a sexta-feira após o Dia de Ações de Graças nos Estados Unidos), incorporada ao mercado brasileiro, é na próxima sexta-feira (26/11). A penúltima data importante para o comércio antes do Natal será marcada pelos descontos generosos de diversos produtos, mas algumas empresas já ofertam promoções desde o início do mês. O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba dá dicas sobre como escapar das armadilhas e dos golpes nas ofertas da Black Friday.

#PraCegoVer Loja de móveis no Centro de Caraguatatuba anunciando as promoções da “Black Friday” de 2021 (Foto: Luis Gava/PMC)

De acordo com o diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, a data é esperada o ano todo por ter bons descontos e promoções. “Mas antes do dia oficial algumas empresas dão ‘spoilers’ do que os consumidores podem esperar. Por outro lado, os cibercriminosos aproveitam a ocasião para lesar o consumidor. Então, como se proteger e garantir a segurança durante suas compras nesse período? Verificar antecipadamente os preços do produto ajuda a não cair em armadilhas em relação aos descontos oferecidos”, recomenda.

As mercadorias mais procuradas na Black Friday são TVs e smartphones. “Pesquise o produto escolhido, suas características, preço, qualidade, durabilidade, se possui assistência técnica local, valor do frete e prazo de entrega. “Cuidado para não comprar ‘gato por lebre’ ou pagar a metade do dobro do preço!”, enfatizou o diretor do Procon de Caraguatatuba.

#PraCegoVer Cartaz anunciando os descontos e promoções da “Black Friday” de 2021 (Foto: Luis Gava/PMC)

Moreira pede para o consumidor pesquisar o preço médio de mercado do produto de interesse com antecedência. “Certifique-se de que, realmente, o preço se trata de uma promoção real e não de um desconto ilusório. Não se aventure a comprar em sites internacionais, o barato pode sair caro, inclusive, é preciso considerar os prazos de entrega, e que os produtos importados poderão ser tributados ao entrar no território nacional”, reforça.

O diretor disse que para levar em consideração os fornecedores mais conhecidos nas compras online. “Pesquise a procedência, o histórico e verifique se o mesmo possui um CNPJ, endereço, e-mail ou telefone de contato, SAC e Ouvidoria. As compras realizadas fora da loja física, ou seja, pela internet, pelo telefone, de porta em porta e por reembolso postal, podem ser canceladas no prazo de sete dias, contados da data da compra ou da entrega do produto. Desconfie e jamais se iluda com preços extremamente menores que a média de preço daquele produto no mercado”, conclui.

Black Friday

A Black Friday (em português, sexta-feira negra) é o dia que inaugura a temporada de compras de Natal com grandes promoções em muitas lojas. É um dia depois do Dia de Ação de Graças (“Thanksgiving Day”), nos Estados Unidos, após quarta quinta-feira do mês de novembro.

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.

O consumidor também pode fazer a queixa de forma online no aplicativo Caraguatatuba 156 na loja do celular (Android ou IOS), bem como ao acessar o site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.

O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.

Confira mais dicas para evitar transtornos nas compras da Black Friday

  • Compre somente o necessário, nunca compre por impulso ou porque o preço está muito atrativo;
  • Na compra de um produto, não se apegue a marcas, a qualidade do produto é uma obrigação de mercado;
  • Verifique e pesquise se o fornecedor escolhido não possui reclamações nas diversas plataformas de reclamação, ainda faça uma pesquisa no link para verificar se o site é confiável;
  • Não clique em ofertas por e-mail ou WhatsApp, pode ser um golpe, escolha comprar somente por sites oficiais e devidamente identificados;
  • Evite comprar se o pagamento pelo produto for ofertado somente através de débito, Pix ou depósito bancário, isto pode significar indícios de fraude;
  • Na dúvida entre em contato com o fornecedor através de sites oficiais para obter maiores esclarecimentos e confirmar a oferta, certifique-se do preço exato do produto para concluir a compra;
  • Planeje sua compra e os gastos, considerando que, as compras por impulso e desnecessárias podem comprometer o seu orçamento por um bom tempo e risco de endividamento;
  • Compras realizadas presencialmente em lojas físicas não poderão ser canceladas, salvo os casos excepcionais, portanto, evite transtornos, confira o tamanho do produto, cor e qualidade antes de concluir a compra; e
  • Ao comprar em uma loja física, verifique se existe a possibilidade de troca do produto, confirme as regras antecipadamente com o responsável pelo estabelecimento e por escrito, o combinado não sai caro.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de