Palestra sobre Urbanismo aproxima estudantes de agentes públicos em Caraguatatuba

Em comemoração ao Dia Mundial do Urbanismo, lembrado na segunda-feira (8), a Secretaria Municipal de Urbanismo, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu uma palestra aos alunos do ensino fundamental II da EMEF Prof.º Luiz Silvar do Prado, no bairro Casa Branca, região norte de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo, Polícia Ambiental, Bombeiros, Sabesp, professores e gestores da EMEF Prof.º Luiz Silvar do Prado, durante palestra realizada na unidade (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

Mais de 150 alunos participaram do evento que contou com a participação de representantes dos Bombeiros, Polícia Ambiental, SABESP e de servidores da secretaria de Urbanismo, acompanhados pelo secretário da pasta, Wilber Schmidt Cardozo.

Durante a abertura, o secretário realizou uma chamada de voz com o prefeito Aguilar Junior que parabenizou pela data, cumprimentando os alunos e todos os envolvidos. Na sequência, Wilber apresentou aos alunos as atividades executadas por sua secretaria, que vão além da regulação e planejamento da cidade. Ele explicou que as atividades envolvem o desenvolvimento de ações que favoreçam o coletivo, citando mobilidade urbana, transporte, normas de zoneamento e loteamento, análise e aprovação de projetos de obras particulares, fiscalização de posturas, entre outras.

Em sua fala o secretário buscou despertar nos jovens alunos a importância do conhecimento sobre o urbanismo, que é uma área fundamental para o bem-estar da sociedade.

A programação seguiu com a participação de servidores da pasta que compartilharam informações sobre seus setores e atuações com temas como fiscalização de festas, som alto, ‘fluxos’, consumo excessivo de álcool e drogas ilícitas, prevenção de acidentes nas praias.

#PraCegoVer: Representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Polícia Ambiental, posam para foto com alunos e gestores da EMEF Prof.º Luiz Silvar do Prado, no bairro Casa Branca, região norte de Caraguatatuba (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

Os representantes da Polícia Ambiental explicaram aos alunos que fazem parte de uma unidade especializada da Polícia Militar, realizando trabalhos preventivos como programas de educação ambiental, e repressivos, combatendo infrações e crimes contra a natureza.

A palestra seguiu com a participação dos representantes dos Bombeiros, que explicaram as diferenças entre a atuação civil e militar, as formas de ingresso na carreira e suas atividades. Os alunos puderam realizar perguntas e tiveram todas suas dúvidas esclarecidas. As informações compartilhadas esclareceram que os Bombeiros trabalham para a comunidade, com ações de prevenção em áreas de risco, combates a incêndios florestais e urbanos e no resgate de vidas em desastres naturais, acidentes e afogamentos.

Finalizando as participações, representantes da Sabesp apresentaram informações importantes sobre o ciclo da água na natureza, os processos de captação e tratamento e abordaram a importância de boas práticas para economia de água, uso consciente e sobre o quanto é fundamental o descarte correto de resíduos, como óleo de cozinha, por exemplo.

Do ponto de vista pedagógico, a secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre a importância desta ação, que enriquece o conteúdo do currículo escolar, levando até os alunos profissionais com formação e ampla experiência, que falam com propriedade sobre os temas, promovendo a consciência e a integração entre a comunidade e os agentes públicos.

Ao final do evento foram doadas mudas de árvores nativas que serão plantadas pelos alunos na área da unidade escolar.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de