Fundacc promove ações alusivas ao mês da Consciência Negra

No mês da Consciência Negra, a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) preparou uma mobilização educacional, literária, poética e fotográfica.

#PraCegoVer: Imagem de alguns dos livros que estarão em exposição na mostra fotográfica ‘Pretas Palavras’ (Foto: Fundacc)

A programação começa neste sábado (20), às 20h, pelo Facebook (/Fundacc) com a exibição do programa mensal da Fundação: Bate-papo Cultural, que promoverá um encontro reflexivo com a temática Protagonismo Negro, com a participação de diferentes personalidades ligadas à arte e à cultura municipal, com muita música, poesia, literatura, artes visuais, folclore e educação.

Na segunda-feira (22), tem a inauguração da Exposição Poética: ‘Profusão Visceral’, da poetisa e atriz Keiliane Dias, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt. A mostra será realizada em formato de ‘varal’, com textos escritos pela autora desde a infância.

Em seus textos, Keiliane eterniza com bom humor a vivência de sua família, que migrou de uma pequena vila na Bahia para a Grande São Paulo, com histórias inspiradoras de resistência; além de relatos sobre bullying e racismo que sofreu durante o período escolar. “Aprendi a transformar a dor em poesia”, disse.

Aos 22 anos, a poetisa diz que optou por preservar a escrita original de suas obras, pois: “os erros de grafia são compatíveis aos erros da vida, os erros e medos de uma menina carregada de sentimentos”, que escrevia para si como forma de desabafo.

“Espero poder inspirar outras pessoas com a história da minha família. Inspirar outras meninas que possam estar passando pelo que passei. Cada pessoa que lê minhas poesias e se identifica já é parte de mim”, concluiu.

O saguão da Biblioteca também abrigará, a partir de segunda-feira (22), a Exposição Literária: ‘Pretas Palavras’, com livros de autores negros e literatura sobre a negritude, em parceria com o grupo de literatura negra Camugerê Literário (@camugere.literario).

Dentre autores nacionais e internacionais, estão: Mário de Andrade, Machado de Assis, Solano Trindade, Maya Angelou, Paulo Lins, Lima Barreto, Rachel Oliveira, José de Oliveira Simão, Lázaro Ramos, Ale Santos, Ana Maria Gonçalves, entre outros. São temas que variam entre contos, poemas, ficção, sonetos, livros-reportagem, clássicos da literatura brasileira, música e culinária.

Os livros em exposição que fazem parte do acervo público da Biblioteca poderão ser emprestados após o período de exibição e novos cadastros podem ser realizados apenas com um documento de identidade com foto e um comprovante de residência.

Compõe a programação a Exposição Fotográfica ‘Mostra Sua Cara’, com fotos autorais capturadas pelos alunos do ensino médio da Escola Estadual Doutor Eduardo Correa da Costa Junior, localizada no bairro Tinga.

A mostra fotográfica tem como intuito apoiar o movimento antirracista e promover reflexões acerca do Mês da Consciência Negra. A exposição também conta com frases de grandes personalidades como Martin Luther King Jr em apoio ao movimento. Para os estudantes, a ação tem como objetivo “assumir uma postura social”, declararam.

As exposições estarão em exibição até o dia 30 de novembro, com visitação das 9h às 14h, de segunda a sexta-feira. Escolas e projetos que queiram visitar o espaço podem entrar em contato com o diretor de Cultura da Fundação, Felipe Leite, pelo número: (12) 3897-5683.

Serviço

Bate-papo Cultural – Mês da Consciência Negra

Data: 20 de novembro (sábado)

Horário: às 20h

Local: facebook.com/Fundacc e facebook.com/arquivopublicodecaraguatatuba

Exposições:

Profusão Visceral

Pretas Palavras

Mostra Sua Cara

Data: até 30 de novembro

Visitação: das 9h às 14h

Local: Rua Santa Cruz, 396, Centro

Para mais informações: (12) 3897-5660

Site Oficial: fundacc.sp.gov.br

Facebook e Instagram: @fundacc


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de