Com média de 950 por mês, SAMU de Caraguatatuba celebra 11º aniversário com mais de 150 mil atendimentos

O Serviço de Atendimento Móvel Urgência (SAMU) de Caraguatatuba celebrou, na última segunda-feira (22), seu 11º aniversário. Ao longo dos anos, 153 mil ocorrências já foram atendidas pela equipe. Uma média de 950 por mês.

#PraCegoVer: Na base central, em pé, médico do SAMU faz discurso para a equipe (Foto: Luís Gava/PMC)

Somente de 1º de janeiro a 22 de novembro deste ano, o SAMU atendeu 12.896 ocorrências, entre casos clínicos (convulsão, gestante, hipertensão e mal súbito) e traumas (acidente de moto, acidente de trânsito com vítimas, acidente de bicicleta e quedas/traumas).

Com atendimento 24 horas, sete dias por semana, sem feriados ou finais de semana, o SAMU chega ao seu 11º ano de existência com três bases: Sul (entregue no ano de 2019), Norte (inaugurada em 2018) e Central. A equipe é composta por 62 funcionários (enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, médicos, condutores e administrativo).

A equipe do SAMU tem à disposição seis ambulâncias para prestar os atendimentos, sendo quatro Unidades de Suporte Básico (USBs) e duas Unidades de Suporte Avançado (USAs). Além de uma ambulância reserva técnica.

Nesta quarta (24), os funcionários do SAMU comemoraram o tempo de casa ao lado do prefeito Aguilar Junior e do secretário de Saúde Gustavo Boher. A comemoração foi realizada na base Central, no Jardim Primavera.

Durante um breve discurso, o coordenador e médico do SAMU, Thiago Bonaccorsi, explicou o porquê de o dia ser especial para o SAMU. “Para manter uma equipe de excelência, treinada e preparada para atender as ocorrências da cidade exige-se a dedicação total dos funcionários, seja da parte administrativa ou executiva”.

“É um trabalho muito difícil que gasta muito e exige muito tempo de todos nós”, enfatizou Bonaccorsi. Ele ainda destacou os esforços da equipe para manter uma estrutura de socorro com excelência.

Para as próximas comemorações, o médico espera uma equipe muito mais evoluída. “Temos a certeza de que outros aniversários virão. E neles será possível observar que a nossa equipe estará ainda mais preparada e capacitada”.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior faz discurso durante a comemoração do 11º aniversário do SAMU (Foto: Luís Gava/PMC)

Para o prefeito Aguilar Junior, “feliz é a cidade que tem um SAMU como o de Caraguatatuba”. Na comemoração, ele se lembrou de quando foi convidado por um programa de televisão para passar o dia ao lado da equipe. “Um trabalho de grande importância e que requer muito esforço”.

“Desafios são muitos, mas o que me leva a acreditar no trabalho do SAMU é saber que a equipe está sempre pronta para ajudar a população, mesmo com dificuldades”. “Conseguem fazer o trabalho com maestria”, considerou o prefeito.

Aguilar Junior citou os mais de 150 mil atendimentos realizados ao longo dos 11 anos. “Sei que o resultado de muitos deles foram de alegrias e outras de frustrações”. “Às vezes, vem aquela pergunta – por que eu não cheguei antes?. Mas eu digo: se empolguem e se engrandeçam pelas vidas que vocês já conseguiram salvar”, concluiu.

Também faz parte da comemoração de aniversário a entrega de novos uniformes. Em 2021, foram adquiridos 180 macacões, 300 camisetas, 150 bonés, 65 jaquetas. Ano passado, a equipe recebeu 100 novas botas. Durante a celebração, na base Central, o prefeito e o secretário de Saúde foram presenteados com um macacão cada.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de