Caraguatatuba reforça prevenção e cuidados na semana do Dia Nacional da Diabetes

Na semana que antecede o Dia Nacional da Diabetes (14 de novembro), a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba está intensificando as ações para ressaltar a importância dos cuidados e prevenção da doença.

#PraCegoVer: Imagem mostra os pés de uma paciente durante a avaliação (Foto: Luís Gava/PMC)

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a população recebe orientações sobre a diabetes e o programa ‘Pés Saudáveis’ que é ofertado pelo ambulatório de feridas do Centro de Especialidades Médicas (CEM).

O programa, que teve início em agosto deste ano, consiste na realização de um teste para avaliação dos pés, além de proporcionar a diminuição do número de amputações por causa da doença.

No teste, a pessoa será informada se o pé está insensível ou não. Caso seja constatada a insensibilidade, o diabético irá iniciar o acompanhamento no ambulatório para que seja feita a prevenção.

Além do teste de sensibilidade, o ambulatório irá realizar o exame de índice tornozelo-braquial (ITB). Ele mostrar se o paciente tem chances de desenvolver alguma ferida que leve à amputação.

De acordo com o ambulatório, aproximadamente 100 pacientes já fizeram o teste. Desses, 11 foram identificados que com perda da sensibilidade protetora dos pés e foram encaminhados a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) para aquisição de calçado terapêutico.

As UBSs também irão reforçar sobre o quanto a adesão ao tratamento é importante e outros assuntos pertinentes. As ações serão realizadas com as agendas de hiperdia (que abrange esse público específico portador de diabetes).

Quem estiver interessado em fazer o teste deve procurar o CEM, de segunda à sexta-feira, das 13h às 16h, para que seja agendado um horário com a equipe responsável pelo teste.

Se preferir, o paciente poderá procurar a unidade de saúde de referência para que seja feito o agendamento por meio das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). Para realizar o teste, o paciente precisa ser sabidamente diabético há mais de 10 anos.

A avaliação é feita em aproximadamente 40 minutos, por isso é necessário agendamento. O resultado dos exames sai na hora e mesmo que a insensibilidade não seja constatada o paciente será inserido no programa do pré-diabético para receber o acompanhamento da equipe do ambulatório de feridas.

Serviço: O Centro de Especialidades Médicas (CEM) está localizado na Avenida Maranhão, 421 – Jardim Primavera. O telefone é o (12) 3886-1200.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de