CAPS AD e Pró-Mulher promovem palestras para incentivar homens sobre cuidados com a saúde

As unidades de especialidades médicas de Caraguatatuba promoveram na quinta e sexta-feira (18 e 19), palestras e encontros para reforçar ao público masculino que todo dia é dia de cuidar da saúde e que o homem precisa procurar o serviço de saúde.

#PraCegoVer: Pacientes assistem palestra no CAPS AD (Foto: Divulgação/PMC)

Na quinta-feira, o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD), no Perequê-Mirim, realizou uma palestra para 25 homens, atendidos pela unidade. O destaque foi a importância da prevenção câncer de próstata, o conhecimento da doença e detecção precoce.

Nesta sexta-feira (19), o Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher), no Sumaré, aproveitou a presença do grupo de planejamento familiar para uma conversa com foco no mesmo assunto, a saúde do homem.

No local, havia cerca de 20 pessoas em sua maioria homens sozinhos ou acompanhados de suas respectivas esposas.

Mesmo com poucos homens com mais de 40 anos, o momento serviu como aprendizado, que pode ser compartilhado com outras pessoas.

#PraCegoVer: Enfermeira Maria Cosma dá dicas sobre o cuidado com saúde (Foto: Luís Gava/PMC)

A função de apresentar as informações ficou com a enfermeira Maria Cosma. Durante a conversa, ela explicou que os homens devem ficar atentos aos sinais do câncer de próstata que só aparecem em seu estágio avançado.

A enfermeira reforça que para prevenir a doença é necessário ter hábitos saudáveis como a higienização da região íntima, manter o peso adequado, fazer o uso de preservativo em toda e qualquer relação sexual, praticar atividade física, além de evitar o consumo de bebida alcoólica e o tabaco.

Os participantes também foram orientados a procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para tirarem dúvidas sobre o antígeno prostático específico PSA – exame que auxilia na prevenção do câncer de próstata – para homens acima de 40 anos.

A enfermeira e coordenadora do Pró-Mulher, Iara Nunweiler, explicou que a saúde do homem não deveria ser lembrada apenas no mês de novembro, já que esse público tem mais dificuldade para se cuidar e de procurar o serviço de saúde. “As UBSs trabalham com a prevenção durante todo o ano, mas muitos se esquecem disso”, disse.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de