Campanha de arrecadação de óleo de cozinha usado incentiva descarte correto nos Ecopontos de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), inicia na próxima segunda-feira (22) a Campanha de Arrecadação do Óleo de Cozinha Usado nos Ecopontos para promover o descarte consciente do produto.

#PraCegoVer: Arte explicando o processo para armazenar óleo usado (Foto: Arte/PMC)

O objetivo da campanha é dar a destinação ambientalmente correta ao produto, que quando descartado irregularmente pode causar entupimento das tubulações, além de se espalhar no solo, contaminando a água.

Após o uso do óleo, os munícipes devem deixá-lo esfriar, armazenar em uma garrafa PET e entregar o material no Ecoponto mais próximo da sua residência. Será entregue um Cartão Fidelidade e a cada 10 litros de óleo descartado, a pessoa ganhará uma muda de espécie nativa e um cartaz informativo sobre o plantio adequado.

A campanha é uma parceria com a empresa Liman-Thec Ambiental, que mensalmente irá recolher os produtos e fará o sistema de logística reversa, transformando o óleo em produtos de limpeza e outras fontes de energia.

Ecopontos

São áreas públicas licenciadas para transbordo e triagem destinadas ao recebimento de pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.

São aceitos nos Ecopontos: Resíduos de Construção civil (Entulho – até 1m³ por entrega), Móveis e Equipamentos Domésticos, Sobras de Poda, Pneus (máximo de 4 unidades por entrega), Material de Coleta Seletiva (Papel, Plástico, Vidro, Metal), Óleo de Cozinha, Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Lâmpadas, Baterias de equipamentos eletrônicos e Madeiras.

Não são aceitos lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

Endereços:

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais / Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h30 às 14h.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de