Alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam de ações promovidas por profissionais do setor cultural

Alunos da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participaram nos últimos dias de ações promovidas por profissionais do setor cultural do município, beneficiados pela Lei Aldir Blanc. A lei prevê ações emergenciais e auxílio financeiro ao setor cultural, buscando apoiar profissionais da área que sofreram com os impactos da pandemia. Em contrapartida aos recursos recebidos, os favorecidos desenvolvem ações educativas e culturais que beneficiem a comunidade.

#PraCegoVer: Alunos da EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, em Caraguatatuba, posam para foto com o artista Carlo Cury (Reprodução/PMC)

Em parceria com a Secretaria de Educação, duas unidades escolares da rede municipal participaram dessas ações. A EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá, e a EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, no bairro Martim de Sá.

Com alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) da EMEF Dr. Carlos, profissionais do ‘Sítio Abra de Dentro’ realizaram uma vivência na natureza com a proposta de levar os alunos a uma experiência de conexão e interação com a natureza, onde pudessem compreender como fazem parte dela e o quanto todos são integrados.

A atividade foi realizada ao ar livre, no espaço da horta educativa da unidade, onde também são realizadas atividades de educação ambiental que fazem parte do currículo pedagógico do município.

Já a turminha de alunos do ensino fundamental II (6º a 9º ano) da EMEF Luiz Ribeiro, teve a oportunidade de participar de uma visita monitorada ao Ateliê do ceramista, arquiteto e artista plástico, Carlo Cury, onde conheceram o espaço ‘Hartant’, destinado ao acervo indígena e outras peças como exemplares de cestaria, instrumentos musicais, ornamentos e cerâmica.

#PraCegoVer: Menina segura quadro com colagens exibido durante atividade do Sito Abra de Dentro com alunos da EMEF Dr. Carlos, em Caraguatatuba (Foto:Adriana Rodrigues/PMC)

A visita foi finalizada no ateliê de cerâmica do artista que mostrou sua oficina de produção, o forno à lenha para queima da cerâmica, carinhosamente apelidado de ‘Karai’ (que significa o Deus do fogo e do ruído do crepitar das chamas sagradas, em língua Tupi) e o showroom destinado à venda de objetos em cerâmica produzidos no ateliê.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre a importância das ações culturais com os alunos. “Essas experiências levadas às unidades e as atividades externas enriquecem a formação dos nossos estudantes. As Artes, por exemplo, ajudam o indivíduo a expressar seus sentimentos. Por meio da Arte, expressão artística e suas diversas linguagens não verbais (pintura, desenho, música, teatro, escultura) é possível trabalharmos no desenvolvimento de competências cognitivas, sociais, motoras, dentre outras. Sobre a vivência na Natureza, sabemos que traz muitos benefícios para a saúde, colaborando para o desenvolvimento integral da criança: intelectual, emocional, social e físico”, concluiu.

Serviço

Sítio Abra de Dentro: Localizado na zona rural de Caraguatatuba, o local acolhe diversas ações culturais da região, agricultura familiar e permacultura, com produção de alimentos saudáveis agros ecológicos.

Contato: (12) 98226-3423 | gabimarotti@hotmail.com |

Página: https://www.facebook.com/sitioabradedentro/

Carlo Cury – Ceramista, arquiteto e artista plástico, nasceu em Piraju/SP, mas adotou a cidade de Caraguatatuba para a produção de suas peças exclusivas, inspiradas em pesquisas da cultura dos povos nativos, arte cerâmica contemporânea e na arte religiosa. É integrante-fundador do Grupo Ubuntu Caraguá Ceramistas.

Ateliê Carlo Cury: Rua Bartolomeu Bueno da Silva, 1.231 Martim de Sá| (12) 3882-4829 e (12) 98195-0786 |  carlocury@ig.com.br

Página: https://carlocury.blogspot.com/


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de