1ª Caminhada Beneficente pela Saúde do Homem reúne 400 pessoas em Caraguatatuba

A 1ª Caminhada Beneficente pela Saúde do Homem contou com a participação de cerca de 400 pessoas no último sábado (6), que se reuniram em prol da causa de alertar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.

#PraCegoVer: Participantes durante a caminhada (Foto: Luis Gava/PMC)

Os participantes percorreram o trajeto do bairro Indaiá até o Mirante do Camaroeiro. A Caminhada foi organizada pela Clínica Uroproct e pelo Studio Personal Movimax, com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Serviços Públicos, Comunicação e Administração.

A caminhada também contou com a participação do prefeito Aguilar Junior e da presidente do Fundo Social, Samara Aguilar.

O proprietário do Studio Movimax, Weliton Martins de Camargo destacou a importância da participação e de se movimentar. “Atividades físicas reduzem o risco de câncer de próstata, por influenciarem no sobrepeso ou em qualquer grau de obesidade, que é uma das principais causas da doença. Façam exercícios e tenham uma dieta regulada, que a prevenção será ainda mais eficaz”, disse.

#PraCegoVer: Participantes da caminhada reunidos para tirar foto (Foto: Luis Gava/PMC)

Segundo o médico urologista João Ricardo Rossi, a caminhada teve como objetivo chamar atenção na saúde do homem, reforçando a importância de ter a disciplina de procurar fazer os exames anualmente. “Se o câncer de próstata for detectado precocemente, há mais chances do tratamento curativo”, destacou.

A detecção precoce pode ser feita por meio de investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.

Os exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) e deve ser buscado principalmente, com a investigação de sinais e sintomas como: dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de