Profissionais da rede municipal de saúde recebem treinamento sobre varíola dos macacos

Os profissionais da rede municipal de saúde receberam, nesta sexta-feira (5), treinamento sobre o plano de contingência para a varíola dos macacos. Até o momento, não há casos suspeitos ou confirmados no Município.
No treinamento, os profissionais foram orientados sobre os cuidados, a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), medidas de precaução, tratamento, diagnóstico, aspectos clínicos, entre outros assuntos, com o objetivo de habilitar as equipes para o enfrentamento da doença.
 
De acordo com a secretária de Saúde, Rebeca Barufi, a capacitação é importante para manter a rede apta para identificar os casos com brevidade e fazer o diagnóstico o mais rápido possível.
 
VARÍOLA DOS MACACOS
A varíola dos macacos é uma doença viral e a transmissão pode ocorrer por meio de contato com animal ou humano infectado, além de material corporal humano contendo o vírus. Apesar do nome fazer referência ao animal, o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão.
 
Entre os sintomas da doença está o aparecimento de lesões (bolhas) na pele, dor de cabeça, febre, dores musculares, dor nas costas, fraqueza e inchaço nos linfonodos. Caso algum munícipe apresente algum desses sintomas, deve procurar a unidade de saúde mais próxima da residência.
 
Alguns cuidados podem ser tomados para evitar a contaminação, como: evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesão na pele, manter as mãos sempre higienizadas, não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos e objetos pessoais; evitar contato com secreções e gotículas respiratórias.
Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de