Este tipo de câncer mata uma pessoa a cada 38 minutos no Brasil; conheça os sintomas e saiba como se proteger

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens no Brasil, é responsável por uma morte a cada 38 minutos, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Caracterizada por um desenvolvimento leve e assintomático, sobretudo na fase inicial, a doença tem alto índice de letalidade justamente por conta do diagnóstico tardio. Além disso, a detecção precoce é fundamental para o tratamento eficaz da doença.

Para evitar a doença, especialistas recomendam exames de rotina, como o de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal, a partir dos 50 anos de idade. Contudo, para homens com histórico familiar de câncer de próstata ou pertencentes a grupos de risco, como afrodescendentes, a recomendação é iniciar os exames aos 45 anos.

Entre os mais comuns estão:

A boa notícia é que existem várias opções de tratamento para o câncer de próstata. A escolha depende do estágio do câncer, da saúde geral do paciente e de outros fatores individuais. As opções de tratamento incluem:

A cirurgia para remover a próstata, chamada prostatectomia, é uma opção de tratamento comum para o câncer de próstata. A cirurgia pode aberta, laparoscópica ou robótica.

Em alguns casos, o médico pode recomendar a vigilância ativa, que envolve monitorar cuidadosamente o câncer de próstata sem tratamento imediato.

Isso é comum em casos em que o câncer está em estágio inicial e é de baixo risco.

A radioterapia envolve o uso de radiação de alta energia para matar as células cancerosas. É possível administrá-la, externamente, usando uma máquina que direciona radiação para a próstata, ou internamente, usando implantes de sementes radioativas.

A terapia hormonal pode ajudar a interromper a produção de testosterona no corpo. Esse hormônio ajuda as células anormais a se multiplicarem. O uso da terapia hormonal faz com que essa células morram ou cresçam de forma mais lenta.

Catraca Livre

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: TBN


Você pode gostar também de