TRE-PR tem dois votos contra a cassação de Moro e um a favor

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) retomou nesta segunda-feira 98) o julgamento que pode resultar na cassação do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) que é investigado por suposto abuso de poder econômico nas eleições de 2022.

O placar está dividido em dois votos pela não cassação e um voto pela cassação. O empate foi quebrado pela desembargadora Cláudia Cristina Cristofani, que havia pedido vistas ao processo na semana passada.

Ao justificar seu voto, Cristofani afirmou que “para descobrir se houve gasto excessivo é obrigatório comparar, porque o abuso consiste em um super uso, em usar mais do que os outros”. Segundo ela, a comparação é importante para tudo, até mesmo para determinar se uma pessoa é alta ou baixa. Ou seja, os gastos feitos pelo senador devem ser comparados com o que foi gasto pelos demais candidatos.

– Os maiores gastos, os gastos milionários, não estão comprovados nos autos. E tem prova de que não foram feitos por Sergio Moro – completou a desembargadora.

Ainda faltam votar os desembargadores Julio Jacob Junior, Anderson Ricardo Fogaça, Guilherme Frederico Hernandes Denz e Sigurd Roberto Bengtsson.

Os dois primeiros votos foram dados pelo desembargador Luciano Carrasco Falavinha, relator do caso, que foi contra a cassação. E o desembargador José Rodrigo Sade votou pela cassação por entender que houve “patente abuso” por parte de Sergio Moro e “quebra de isonomia do pleito”.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de