Senado aprova convite para ouvir Barroso e Moraes sobre ativismo judicial

A Comissão de Fiscalização e Controle do Senado aprovou na terça-feira 21 o convite aos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), para debate sobre ativismo judicial.

Ainda não há data marcada para a audiência. Além de Barroso e Moraes, foram convidados os ex-ministros do STF Marco Aurélio Mello e Francisco Rezek e o ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), bem como outros juristas e advogados.

O autor do convite aos ministros do STF foi o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que espera que Barroso e Moraes expliquem casos de suposta “invasão de competências”.

“Segundo as últimas pesquisas, dois terços da população brasileira veem com maus olhos a nossa Corte Suprema, e nós sabemos quanto ela é importante para a nossa democracia”, declarou Girão, em audiência no Senado.

“Eu acho que vai ser um grande aprendizado para todos nós essa oitiva. Sabemos que os ministros só vão comparecer se quiserem, é um convite, mas estamos dando a oportunidade para que eles tenham a humildade e a elegância de virem ao Senado.”

Eduardo Girão usou as redes sociais para comemorar a aprovação do convite na Comissão de Fiscalização e Controle do Senado.

VITÓRIA DO BRASIL!Senado finalmente cumpre dever e aprova meu requerimento p/ouvir min do STF s/flagrante ativismo judicial.Parabéns comissão de transparência e fiscalização presidida por @Reguffe.Oportunidade p/Srs.Barroso e Moraes esclarecerem desvios de conduta á nação.Paz&Bem pic.twitter.com/xBH0QTO80q

— Eduardo Girão (@EduGiraoOficial) June 21, 2022

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de