Saiba quem são os militares que aconselham Lula na transição

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem contado com um grupo de conselheiros militares. Na equipe constam pelo menos cinco militares de alta patente. As informações são do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Os militares que auxiliam o petista ocuparam cargos importantes durante os dois primeiros governos Lula e Dilma Rousseff. Eles já estão na reserva e atuam como conselheiros na área da Defesa.

Os cinco militares participaram de uma reunião, nesta segunda-feira (29). No encontro, o petista decidiu que irá indicar o futuro ministro da Defesa na próxima semana.

Participaram da reunião o general Enzo Peri, que foi comandante do Exército entre 2007 e 2015, período que compreendeu o segundo governo Lula e o primeiro governo Dilma; o general Marco Edson Gonçalves Dias, que atuou na segurança pessoal de Lula na campanha eleitoral de 2022 e entre 2003 e 2009, quando o petista era presidente da República, e também foi chefe da Coordenadoria de Segurança Institucional de Dilma; o tenente-brigadeiro do Ar Juniti Saito, que foi comandante da Aeronáutica entre 2007 e 2015, período que compreendeu o segundo governo Lula e o primeiro governo Dilma; o tenente-brigadeiro do Ar Nivaldo Rossato, que foi comandante da Aeronáutica entre 2015 e 2019, período que compreendeu o segundo governo Dilma e o governo Michel Temer; e o major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, que foi ajudante de ordens de Lula.

Além dos militares, estiveram no encontro o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin; o ex-ministro Aloizio Mercadante; a presidente do PT, Gleisi Hoffmann; e o ex-ministro do TCU José Múcio.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de