Ricardo Salles avalia deixar o PL para concorrer à prefeitura de São Paulo

O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) avalia deixar o partido para concorrer à prefeitura de São Paulo em 2024.

“É uma hipótese”, disse o parlamentar à coluna. “Se não tiver legenda no PL.” No início deste ano, Salles colocou seu nome à disposição para disputar o posto e, à época, chegou a receber abertamente o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, maior cabo eleitoral da direita.

Contudo, os planos do partido eram outros. Para combater a extrema-esquerda do deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) — apoiado pelo PT –, a centro-direita buscou uma aliança com o atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), que tenta a reeleição.

+ Salles volta a se colocar como candidato a prefeito de São Paulo

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, alega nunca ter sido procurado por Ricardo Salles para tratar de uma possível candidatura. No entanto, interlocutores disseram a Oeste, que o deputado já conversou informalmente, pelo menos uma vez, com o presidente do partido sobre a questão.

Em junho, Salles disse que não disputaria o posto. Contudo, retomou os planos depois de uma reunião com Bolsonaro, na semana passada, na sede do PL, em Brasília.

+ Prefeitura de São Paulo: uma eleição sem candidatos

Na quarta-feira 4, conforme apurou a coluna, o deputado paulista esteve novamente com o ex-presidente. “Estamos no jogo”, disse o parlamentar. Pela lei eleitoral, o candidato deve estar filiado a um partido político ao menos seis meses antes das eleições.

Desse modo, caso o PL decida oficialmente não apoiar Ricardo Salles, o deputado terá até abril de 2024 para mudar de partido.

Oficialmente, o PL ainda não fechou a aliança com Nunes. Em entrevista à Revista Oeste, Valdemar disse que a “tendência” do partido é apoiar o emedebista, mas ressaltou que a palavra final é de Bolsonaro, inclusive, em relação ao nome do candidato a vice-prefeito.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de