Oposição critica Vai-Vai por retratar policiais como demônios

Parlamentares de direita, que integram a Comissão de Segurança Pública, criticaram o desfile da escola de samba Vai-Vai, nesta segunda-feira, 12.

“Lamentavelmente, vivemos em uma sociedade, na qual a polícia é desvalorizada e humilhada diariamente”, observou o deputado federal Sargento Portugal (Podemos-RJ). “Em vez de fazerem um desfile mostrando os agentes de segurança pública como heróis, fazem esse escárnio com esses heróis anônimos da sociedade.”

No sábado, a Vai-Vai — apontada pela Polícia Civil como reduto do Primeiro Comando da Capital (PCC) — fez seu desfile em São Paulo e retratou agentes da Tropa de Choque da Polícia Militar (PM) como demônios. O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania do governo Lula, Silvio Almeida, participou do desfile.

Vai-Vai não brincou no Carnaval 2024! Fantasias de policiais com asas de demônio marcaram desfile crítico e impactante. A mensagem é clara: hip-hop é manifestação cultural e resistência nas ruas! ????????✨ #VaiVai #SambaEnredo #CarnavalSP pic.twitter.com/U4TRRSHbaa

Já o deputado Coronel Telhada (PP-SP) disse que o desfile da Vai-Vai representou uma “inversão de valores”. “A Polícia Militar, que desempenha papel importante dentro da sociedade levando segurança, por vezes deixa sua família para servir e proteger a do próximo, e não pode ser retratada dessa maneira”, disse. “Um total desrespeito com a nossa polícia.”

O deputado federal Sargento Gonçalves (PL), do Rio Grande do Norte, declarou estar torcendo para que a escola de samba “seja rebaixada”. “Não há justificativa para fazerem tamanha imbecilidade contra os policiais, categoria que rala diariamente, sob condições precárias, para proteger aqueles que eles nem conhecem”, declarou Gonçalves.

Polícia Civil aponta Vai-Vai como reduto do PCC

Em dezembro do ano passado, veio a público que uma investigação da Polícia Civil apontou que a Vai-Vai se tornou um reduto do PCC, a maior organização criminosa do mundo em movimentação financeira.

A Vai-Vai é uma das escolas de samba mais tradicionais de São Paulo, vencedora de 15 títulos do Carnaval paulistano, e é alvo de um processo de lavagem de dinheiro que corre em segredo de Justiça.

Durante a concentração para o desfile da Vai-Vai, no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista, o ministro Silvio Almeida disse que sua participação no Carnaval “valoriza o governo”, e que se sentia “muito honrado”.

+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de