Mendonça analisa fala de Gilmar sobre “narcomilícia evangélica”

Nesta quarta-feira (13), o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), comentou declarações feitas pelo também ministro Gilmar Mendes sobre a existência de uma “narcomilícia evangélica” no Rio de Janeiro. Em comunicado, Mendonça afirmou que conversou com o colega sobre o assunto e que ele respeita a comunidade evangélica.

As falas de Gilmar Mendes ocorreram durante entrevista à GloboNews nesta segunda (11). Na ocasião, o ministro afirmou que durante uma reunião no Supremo, ficaram sabendo de um suposto acordo entre milicianos e traficantes ligados a uma igreja evangélica no Rio de Janeiro.

– O ministro Luís Roberto Barroso presidiu uma reunião extremamente técnica sobre essa questão, e um dos oradores falou de algo que é raro ouvir: uma “narcomilícia” evangélica, aparentemente no Rio de Janeiro, onde se tem um acordo entre narcotraficantes e milicianos pertencentes ou integrados a uma rede evangélica – explicou.

Em nota, Mendonça afirmou que é importante levar em consideração “o grau de generalidade que teria sido dado pelo orador presente em referida reunião (“narcomilícia evangélica” ou “rede evangélica”). Se isso ocorreu, trata-se de fala grave, discriminatória e preconceituosa, pois dirigida a uma comunidade religiosa em geral”.

O ministro do STF explicou ainda que “se pessoas que se dizem ou se fazem passar por evangélicas estão envolvidas neste tipo de conduta criminosa, afirmo com total segurança que o segmento evangélico é o maior interessado na apuração desses fatos” e disse esperar “que eventuais condutas ilícitas dessa natureza sejam objeto de responsabilização, independente da religião professada de forma hipócrita e oportunista por quem quer que seja”.

A íntegra da nota pode ser vista aqui.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de