Lula critica manifestações no DF: “Começo de golpe de Estado”

Nesta quarta-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre os protestos realizados em Brasília no dia 8 de janeiro, e afirmou que teve a impressão de que foi um “começo de golpe de Estado”. O petista abordou o assunto durante uma entrevista à GloboNews.

Na ocasião, manifestantes invadiram os prédios dos Três Poderes na capital federal e deixaram um rastro de destruição. O episódio levou ao afastamento e à prisão do então secretário de Segurança, Anderson Torres, ao afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e ainda à prisão de diversos manifestantes.

Ao falar sobre os protestos, Lula jogou parte da culpa sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.

– Eu fiquei com a impressão de que era o começo de um golpe de Estado. Eu fiquei com impressão, inclusive, que eles estavam acatando ordem que o Bolsonaro deu durante muito tempo. Durante muito tempo ele [Bolsonaro] defendeu invadir a Suprema Corte, ele desacreditou do Congresso Nacional, ele pedia que o povo andasse armado – apontou.

Durante a entrevista, o presidente também falou sobre os motivos que o levaram a não decretar uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO) após os protestos. Na ocasião, o governo determinou intervenção federal na segurança do DF.

– Quando fizeram GLO no Rio de Janeiro, o Pezão [ex-governador] virou rainha da Inglaterra. Eu não ia abrir mão de cumprir com as minhas funções e agir com meu poder na plenitude – disse.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de