Influenciadora de esquerda confessa esquema de ‘disseminação de fake news’ contra opositores nas eleições de 2022

fake news” contra opositores do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. A declaração foi feita na noite da segunda-feira 10.

Um vídeo publicado pelo portal independente The Incorrupt mostra Denise dizendo que Lula precisa “meter um Janones” na Secretaria de Comunicação Social para pautar as discussões da esquerda, assim como era feito durante o segundo turno do pleito.

🚨 BOMBA

– Influenciadora digital confessa em Sala de Voz na rede X, que havia um esquema de disseminação de desinformação contra opositores a esquerda nas eleições de 2022.

– Segundo a Detremura (Denise), quem operava o briefing das informações era o André Janones. pic.twitter.com/a3DeKmfKIF

Segundo a influenciadora, o deputado federal André Janones (Avante-MG) “comandou a campanha inteira” de Lula. Ela afirma que, na época, bastava acessar o perfil de Janones para saber o que deveria repassar aos seus seguidores.

Denise também revelou que a esquerda espalhava fake news sobre o então presidente Jair Bolsonaro (PL) para que a direita “perdesse tempo” desmentindo as notícias falsas em vez de falar sobre Lula. Ela tentou justificar essa estratégia, afirmando que as “informações” divulgadas sobre Bolsonaro “não eram necessariamente falsas”.

“Era o Janones que estava pautando”, afirmou, durante o Spaces. “Aí, os bolsonaristas não tinham tempo de espalhar fake news, porque eles estavam ocupados desmentindo as nossas fake news. É isso que tem que acontecer.”

Ela acredita que, se Janones não tivesse direcionado o que a esquerda deveria falar durante a campanha eleitoral, as supostas “falas problemáticas” de Bolsonaro não teriam ganhado tanta repercussão. Denise também disse que participar dessas ações era fácil, porque “havia um incentivo e alguém no comando”.

Quem é a influenciadora de esquerda que admitiu participar do esquema de fake news?

A influenciadora Denise Tremura é ex-colunista do UOL e ficou conhecida no Twitter/X por campanhas de “segue de volta” com seu nome. As hashtags eram promovidas em dias de baixa atividade na rede social, permitindo que os participantes ganhassem seguidores e, ao mesmo tempo, divulgassem o seu perfil.

Denise ajudou a levantar muitas tags contra Bolsonaro durante as eleições de 2022. A mais emblemática insinuava que o ex-presidente era “pervertido e pedófilo”. O tópico chegou a ser compartilhado pelo perfil de fofocas Choquei, da Mynd8.

PINTOU UM CLIMA

Não é mesmo, Detremura? pic.twitter.com/UajhbrxtBP

Junto de Thiago dos Reis, o influenciador petista que faturou com fake news sobre Bolsonaro, Denise Tremura faz parte do coletivo Militância Raiz. O grupo se apresenta como uma iniciativa que “vai mudar o país”.

Em seu website, o Militância Raiz afirma que aderir à iniciativa é uma forma de “organizar a esquerda para o enfrentamento geopolítico via redes sociais”. Os inscritos são redirecionados para grupos de WhatsApp de acordo com seu Estado e DDD, onde podem receber “informativos” em tempo real.

Bom, em uma rápida e sucinta pesquisa aqui no google, já pude verificar que Henrique Lopes está em parceria com outras figuras que já conhecemos de longa data nas redes sociais, bem como:

– Detremura
– Thiago Reis
– Lázaro Rosa
– Vinícios Betiol
– Bruno Comunika
– Rômulo… pic.twitter.com/nzaLWWDnaZ

Na noite da quarta-feira, senadores da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protocolaram pedidos na Justiça para responsabilizar o influenciador digital Thiago dos Reis, apontado como um dos membros do “gabinete da ousadia”.

Há suspeitas de que o coletivo é comandado pelo ministro Extraordinário do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, que recentemente comandava a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom). Conforme apurou Oeste, Pimenta está em um dos grupos do “exército de WhatsApp” de Lula.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de