Fachin demonstra ‘muita preocupação’ com ação que deixou 25 mortos no Rio

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin conversou nesta quarta-feira, 25, com o procurador de Justiça do Rio de Janeiro, Luciano de Oliveira Mattos de Souza, e manifestou “muita preocupação” com a operação policial que deixou 25 mortos na Vila Cruzeiro, na Penha, zona norte da capital fluminense.

Segundo a Polícia Militar do Rio de Janeiro, a operação, que aconteceu ontem, buscou prender chefes de uma fação criminosa escondidos no complexo. Fachin é o relator de uma ação na qual a Corte decidiu, em 2020, restringir as operações policiais em favelas do Rio para casos excepcionais, enquanto durar a pandemia.

“O ministro Edson Fachin, relator da ADPF 635 (na qual o STF determinou a elaboração de um plano de redução da letalidade policial em comunidades do Rio de Janeiro), conversou com o Dr. Luciano de Oliveira Mattos de Souza, Procurador de Justiça do Rio (MP-RJ)”, informou o STF.

“Ao procurador, o ministro demonstrou muita preocupação com a notícia de mais uma ação policial com índice tão alto de letalidade na data de ontem, mas informou que soube da pronta atuação do Ministério Público e que tem confiança de que a decisão do STF será cumprida, com a investigação de todas as circunstâncias da referida operação”, finalizou a Corte.

Como mostrou Oeste, o coronel da PM do Rio Luiz Henrique Marinho Pires disse que a decisão do Supremo de restringir as operações policiais em favelas do Rio possibilitou a migração de criminosos ao Estado.

“Isso vem acentuando nos últimos meses. Esse esconderijo deles nas nossas comunidades é fruto basicamente dessa decisão do STF. É o que a gente entende, a gente está estudando isso, mas provavelmente deve ser fruto dessa decisão do STF”, disse o coronel.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de