Deltan critica Daniela Lima por análise sobre Toffoli e ONG

Nesta segunda-feira (5), o ex-procurador da Lava Jato e ex-deputado federal, Deltan Dallagnol, usou as redes sociais para criticar a jornalista Daniela Lima, da GloboNews. Ele manifestou revolta pelos comentários dela em relação a uma notícia sobre o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigue a atuação da ONG Transparência Internacional no Brasil.

Na decisão, o ministro afirma que a medida é necessária para apurar eventual apropriação de recursos públicos por parte da organização, que foi responsável por administrar a aplicação de R$ 2,3 bilhões em investimentos sociais previstos no acordo de leniência da J&F no âmbito da Lava Jato. Toffoli apontou que a colaboração da ONG não passou pelo crivo do Poder Judiciário e do Tribunal de Contas de União (TCU).

Daniela citou Deltan ao explicar a decisão do ministro.

– Do que ele está falando? Vamos voltar, auge da Lava Jato, operação bombando, [e] o xerife da operação, Deltan Dallagnol, lança o que, ironicamente, [o ministro do STF] Gilmar Mendes classificou como a Fundação Criança Esperança da Lava Jato. Ele [Deltan] queria criar uma entidade privada com recursos que viriam das multas aplicadas às empresas que fechassem acordos com a Lava Jato admitindo crimes. Uma parte dessas multas iria para a fundação cujo valor, explica aqui, “ao ingressar nos cofres públicos tornar-se-ia igualmente público e cuja destinação a uma especificação governamental dependerá de lei orçamentária”. O que ele está dizendo: olha se alguém paga uma multa porque roubou do Estado, roubou do Brasil, essa multa volta para a vítima, o Estado, o Brasil. E quem diz para onde vai o dinheiro do Brasil? Congresso Nacional e Executivo via orçamento, via lei orçamentária anual. A Lava Jato não tem poder para onde vai o dinheiro roubado – disse a jornalista durante a análise.

Para Dallagnol, a profissional desinforma.

– É muita vontade de atacar a Lava Jato somada com profunda incompetência. @DanielaLima_ desinforma e, mais uma vez, dá barrigada e espalha informação FALSA. Segundo ela mesma afirma (assim como consta na página do O Globo), a investigação é sobre o acordo entre MPF e J&F. Acontece que ela DESINFORMA ao falar que é da Lava Jato e que eu teria participado. Todo mundo que acompanhou essas operações de perto sabe que esse acordo NÃO é da Lava Jato e eu NÃO participei, ao contrário do que ela (des)informa. Mas se prepara porque tem coisa ainda PIOR:

Depois, ele apontou que o Ministério Público Federal (MPF) desmentiu, em 2020, que o dinheiro do acordo da J&F iria para a Transparência Internacional.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de