Assembleia de SC aprova concessão de título de cidadão catarinense a Bolsonaro

Um projeto de lei que concede o título de cidadão catarinense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi aprovado, nesta quarta-feira, 24, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Agora, o projeto segue para votação da redação final antes de ir para análise do governador do Estado, Jorginho Mello (PL).

+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste.

O ex-presidente nasceu em Campinas, São Paulo, porém, segundo o autor do projeto, deputado Oscar Gutz (PL), Bolsonaro prestou “relevantes serviços” a Santa Catarina.

+ Vídeo: Bolsonaro tira fotos com apoiadores durante voo a Florianópolis

Na justificativa, Gutz ainda destaca que, durante a carreira política, o ex-presidente defendeu a redução da maioridade penal, o direito à legítima defesa e a posse de arma de fogo para cidadãos sem antecedentes criminais. O texto detalha também o montante destinado pelo governo Bolsonaro ao Estado durante enfrentamento da pandemia da covid-19.

CIDADÃO CATARINENSE | O projeto de lei que concede o título de Cidadão Catarinense ao ex-presidente Jair Bolsonaro foi aprovado em Plenário na #Alesc. A proposta foi apresentada pelo deputado @oscargutzsc (PL), com apoio dos outros dez parlamentares do Partido Liberal na Casa. pic.twitter.com/Kd8BLsqJwV

O projeto foi aprovado por maioria dos votos na Casa. Apenas dois deputados foram contra: Neodi Saretta e Padre Pedro Baldissera — os dois do PT. Durante a sessão, políticos que apoiaram o projeto se referiram a Bolsonaro como “sempre presidente”. Para Jair Miotto (União), o ex-presidente deixou um legado para o povo que “compreendeu que não pode ficar refém de ideologias”, como mostra portal de notícias da Assembleia.

+ J. R. Guzzo: Há uma anomalia no país em que um político que leva multidões às ruas está inelegível sem condenação

Nas redes sociais, Gutz e o deputado Jessé Lopes (PL) postaram um vídeo falando sobre a votação. “Infelizmente, só teve dois petistas que votaram contra, mas a população de Santa Catarina sabe o carinho que o Bolsonaro fez na época da pandemia para nós catarinenses”. “Cidadão catarinense vai para quem merece, não para petista ingrata como aquela que vamos revogar aqui o título de cidadã catarinense”, disse Lopes.

+ Vídeo: Bolsonaro reúne multidão em Balneário Camboriú (SC)

Em março, o filho “04” de Bolsonaro, Jair Renan, anunciou pré-candidatura a vereador por Balneário Camboriú nas eleições deste ano. No mesmo mês, Renan havia se filado ao Partido Liberal (PL). Natural do Rio, ele anunciou pré-candidatura referindo-se aos catarinenses como “compatriotas sulistas”.

Redação Oeste, com informações da Agência Estado

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de