PRF afasta policiais envolvidos em abordagem que terminou em morte

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou, nesta quinta-feira (26), que afastou os policiais envolvidos em abordagem que terminou com morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, no município de Umbaúba, no sul de Sergipe, a cerca de 100 km de Aracaju.

O laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe apontou, de forma preliminar, que Genivaldo de Jesus Santos sofreu insuficiência respiratória aguda provocada por asfixia mecânica. Vídeo feito por moradores mostra o homem ainda vivo sendo trancado no porta-malas de um viatura onde os policiais detonaram bombas de gás.

Segundo a família, a vítima tinha esquizofrenia e tomava remédios controlados havia cerca de 20 anos. Ele era casado e deixa um filho. Genivaldo estava em uma moto quando foi abordado por três policiais. Ele foi revistado, imobilizado e, depois, colocado em uma viatura, de onde podia ser vista fumaça. As pernas dele ficaram para fora do porta-malas.

Em nota, a PRF disse que “está comprometida com a apuração inequívoca das circunstâncias relativas à ocorrência no Estado, colaborando com as autoridades responsáveis pela investigação”. A instituição disse ainda que “reforça o compromisso com a transparência e isenção”.

O Ministério Público Federal (MPF) abriu procedimento para acompanhar as investigações sobre a morte de Genivaldo de Jesus Santos. No despacho publicado hoje, o órgão estabeleceu prazo de 48 horas para que a Polícia Civil de Umbaúba dê informações sobre a ação realizada pela PRF.

O ministro da Justiça, Anderson Torres, se manifestou sobre o caso: “Determinei a abertura de investigação pela Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal sobre a abordagem policial de ontem, em Sergipe. Nosso objetivo é esclarecer o episódio com a brevidade que o caso requer”, disse.

Mais cedo, questionado por jornalistas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que não sabia o que havia ocorrido, mas que iria buscar informações sobre o caso. “Vou me inteirar com a PRF”, afirmou.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de