‘Ministério da Verdade’ de Biden é suspenso

Responsável pelo “Ministério da Verdade” dos Estados Unidos, o Departamento de Segurança dos EUA (DHS) decidiu suspender os trabalhos do setor, que tem por objetivo “combater a desinformação na internet”. A pasta vinha sendo criticada por ameçar a liberdade de expressão na internet.

O ápice da crise se deu na semana passada, com a renúncia da “ministra da verdade”, Nina Jankowicz. “Precisamos ter uma conversa adulta sobre como lidar com ameaças à nossa segurança nacional, e não foi isso que aconteceu aqui”, disse Nina, em entrevista à agência de notícias Associated Press.

“O Conselho foi grosseira e intencionalmente descaracterizado: nunca se tratou de censura ou policiamento de discurso de qualquer maneira”, informou o DHS, em nota. “Ele foi projetado para garantir que cumpramos nossa missão de proteger a pátria e os direitos constitucionais fundamentais.”

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, declarou que o conselho nunca se reuniu, tampouco Nina e seus subordinados tinham poder para censurar ou remover conteúdo rotulado como desinformação. Contudo, há duas semanas, a “ministra da verdade” sugeriu que perfis verificados no Twitter tivessem o poder de editar tuítes considerados como fake news.

O “Ministério da Verdade” vai ser reformulado em até 75 dias, informou o DHS.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de