Por apoio de Paes a Lula, PT sugere que vice de Freixo fique com PSD

O PT do Rio de Janeiro atua nos bastidores para levar o PSD do prefeito Eduardo Paes para o palanque do ex-presidente Lula no estado, terceiro maior colégio eleitoral do Brasil.

Com esse objetivo, os petistas passaram a defender que o PSD indique a vaga de vice na chapa do deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ), que disputará o governo fluminense com apoio do PT.

Lideranças petistas sugerem que o companheiro de chapa de Freixo poderia ser, inclusive, o ex-presidente da OAB Felipe Santa Cruz, atual pré-candidato do PSD ao Palácio Guanabara.

Outra moeda de troca para atrair o PSD seria fechar, desde já, o apoio do PT à reeleição de Paes em 2024. Segundo petistas, o apoio da sigla à reeleição do atual prefeito não será automático.

Dirigentes petistas no Rio admitem, porém, que o maior entrave para atrair o PSD para a coligação do PT com PSB seria uma resistência do próprio Eduardo Paes a subir no mesmo palanque que Freixo na eleição estadual.

Nesta semana, lideranças do PT do Rio demonstraram, nos bastidores, preocupação com o impacto da aliança com Freixo no estado para a candidatura de Lula ao Palácio do Planalto.

O sinal amarelo foi aceso após pesquisas mostrarem que Jair Bolsonaro está na frente do petista no Rio, reduto político do atual presidente da República há mais de três décadas.

Coordenador do grupo de eleições do PT, o deputado federal José Guimarães atuou para botar panos quentes. Na quinta-feira (19/5), ele foi às redes sociais ratificar a aliança com Freixo.

Guimarães também deixou claro que o PT não abre mão de lançar o presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano, como candidato ao Senado, na chapa. A vaga também é almejada pelo deputado Alessandro Molon (PSB).

NOTA SOBRE O PANORAMA ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO

Em reunião realizada na última terça-feira (17), o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do @ptbrasil, ao avaliar o quadro eleitoral do Rio de Janeiro, bem como a importância do estado no panorama eleitoral nacional, resolve: (+)

— José Guimarães (@guimaraes13PT) May 19, 2022

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Metrópoles


Você pode gostar também de