Moraes decide apurar fala de Weintraub em entrevista

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu uma investigação preliminar contra o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub. É o que informou nesta sexta-feira, 21, reportagem do portal R7.

A razão do procedimento é apurar falas do ex-ministro durante um podcast. Weintraub disse que um dos juízes do STF, que lhe negou um habeas corpus, tentou comprar sua casa em um condomínio, sem o imóvel estar à venda.

Por ora, a decisão de Alexandre de Moraes não trata de um inquérito, mas, sim, uma etapa prévia. A partir daí, poderão ser tomadas medidas para a apuração da conduta do ex-ministro da Educação durante a entrevista.

Entrevista de Weintraub

Ao podcast Inteligência LTDA, o ex-ministro da Educação disse que foi chamado de “covarde” por ter fugido para os Estados Unidos, para não ser preso pelo STF. A Corte nunca chegou a determinar a prisão dele, mas Weintraub via essa possibilidade. Ele tinha passado a ser investigado por críticas à Corte em 2020. Em maio daquele ano, o então ministro da Justiça, André Mendonça, que hoje é ministro do STF, pediu à Corte a suspensão da investigação, o que foi negado.


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de