Lira: Câmara voltará ao trabalho remoto: ‘Tarifas aéreas estão altíssimas’

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta segunda-feira, 17, que a Casa vai retomar o modelo remoto de trabalho, em razão do aumento no número de novos casos de covid-19 no país.

Segundo postou nas redes sociais, a medida, a princípio, vai durar até o Carnaval. O Congresso está em recesso legislativo até o fim do mês, mas há profissionais de áreas técnicas e administrativas que seguem trabalhando presencialmente.

“Trabalho remoto até o Carnaval. Medida necessária até vencermos essa nova onda. Também vai nos ajudar na melhor aplicação dos recursos públicos”, disse Lira em uma rede social.

“Tarifas aéreas estão altíssimas e a flexibilidade nas remarcações só acontece quando é do interesse das companhias”, acrescentou o presidente da Câmara.

Durante a fase mais aguda da pandemia, os parlamentares eram autorizados a registrar presença e votar pelo aplicativo da Câmara, sem precisar comparecer à Casa.

Com o retorno dos trabalhos presenciais em outubro do ano passado, os deputados foram obrigados a registrar presença em pontos da Câmara, embora continuasse autorizada a votação pelo aplicativo.

Exceções à regra só eram permitidas para gestantes e parlamentares que comprovassem alguma comorbidade. Os casos eram analisados pela Mesa Diretora da Câmara.

No Senado, seguem em vigor as mesmas regras de funcionamento que valeram no ano passado. As sessões deliberativas acontecem no formato semipresencial, com a possibilidade de votação e participação nos debates de forma remota.

Nos casos de votações secretas, de análise de autoridades, por exemplo, são realizadas as semanas de “esforço concentrado”, com a colocação de urnas espalhadas pela Casa.


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de