Covid: Governo muda intervalos, e quarentena fica de 5 a 10 dias

Nesta segunda-feira (10), o Ministério da Saúde anunciou mudanças na quarentena para pessoas infectadas com Covid-19. Com as alterações, o período agora que a pessoa precisará ficar isolada será um mínimo de cinco dias e um máximo de 10 dias.

A medida levou em consideração experiências realizadas nos Estados Unidos e na Inglaterra. No geral, ficou dividido da seguinte forma:

– Cinco dias: Para pacientes sem sintomas respiratórios, febre ou uso de antitérmico nas 24 horas anteriores. Será necessário apresentar teste de RT-PCR ou de antígeno com resultado no 5º dia;
Sete dias: Pacientes assintomáticos serão liberados da quarentena sem necessidade de apresentar um teste. Já os sintomáticos terão que apresentar um exame negativo e não apresentar sintomas respiratórios, febre e ainda utilizar antitérmicos nas 24 horas anteriores;
Dez dias: Para pacientes que apresentarem sintomas e teste positivo no 7º dia de isolamento.

Durante entrevista coletiva, o secretário de vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, explicou as mudanças.

– A nossa mensagem principal é que o isolamento é de sete dias, se ele não quis testar no quinto e tiver sem sintomas no sétimo ele pode sair do isolamento. Não é necessário testar. Recomendamos manter as recomendações até o décimo. Se ele tiver com sintomas no décimo dia, poderá fazer o teste. Se der negativo, ele pode sair do isolamento se tiver sem febre, sem uso de antitérmicos, mas se der positivo deve manter o isolamento. Se ao 10 dia tiver sem sintomas e há 24 horas não é necessário testar para o isolamento – destacou.

A medida foi adotada após uma reunião entre a Pasta com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.


Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de