Após ser vetada de jantar, Dilma se encontrará com Lula em SP

Os ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff se encontrarão em São Bernardo do Campo (SP) para conversar sobre as eleições de 2022. A reunião, solicitada por Lula, ocorre após Dilma ser vetada do jantar do presidenciável com aliados, no último dia 19. As informações são da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.

O encontro presencial, previsto para ocorrer em meados de janeiro, é o primeiro desde novembro, quando Lula viajou para a Europa. Ainda assim, ambos conversam quase semanalmente por telefone.

Entre os assuntos a serem debatidos na reunião está a possível aliança com o ex-rival dos governos petistas, Geraldo Alckmin (sem partido). Segundo disse a aliados, Dilma não vê a estratégia com bons olhos por crer que uma chapa conjunta não traria vantagens a Lula. Na avaliação de Rousseff, o presidenciável não atrairia votos com a jogada e ainda poderia perder aliados na esquerda.

O encontro deve ocorrer somente após o dia 10, pois Dilma está de férias no Rio de Janeiro, junto de sua família. Antes de retornar para casa, em Porto Alegre, ela fará escala em São Paulo para reunir-se com Lula.

JANTAR E ELEIÇÕES
A ausência de Dilma chamou atenção no jantar de Lula com aliados, no último dia 19. Segundo Malu Gaspar, a petista teria ficado surpresa por ter sido excluída e compreendeu a falta do convite como um recado de que ela se tornou um problema político para Lula.

O evento, promovido pelo grupo de advogados Prerrogativas, reuniu lideranças políticas de diversos partidos, incluindo defensores do impeachment em 2018, que podem apoiar Lula nas eleições de 2022.

Acusada de não possuir mais “relevância eleitoral” por Washington Quaquá, vice-presidente do PT, Dilma ainda não definiu se concorrerá a algum cargo em 2022. A pessoas próximas, ela teria dito que não pretende se candidatar a fim de dedicar-se a si e sua família.

Em 2018, a ex-presidente e disputou uma cadeira no Senado, e ficou em quarto lugar, com 15% dos votos. Há aliados, no entanto, que pedem que ela se candidate ao cargo de deputada federal.


Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de