Vice-prefeito de Maringá (PR) abre evento falando em linguagem neutra

O vice-prefeito de Maringá (PR), Edson Scabora (MDB), cumprimentou os participantes de um evento em linguagem neutra. Na semana passada, coube a ele fazer as honras da 13ª edição do Festival Afro-Brasileiro, visto que o titular da chapa, Ulisses Maia (PSD), está em viagem internacional.

“Boa noite a todos e a todas. E boa noite a todes”, disse Scabora, no evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. O termo todes é usado por adeptos da chamada “linguagem neutra”. O dialeto foi inventado para que seus falantes evitem preconceito contra pessoas não binárias.

Assista ao momento em que o vice-prefeito fala em linguagem neutra

 

 

Uma publicação compartilhada por Homero Marchese (@homeromarchese)

Sobre o dialeto não binário

Os defensores do subdialeto entendem que a língua portuguesa é machista por privilegiar o gênero masculino. Portanto, teria de se adaptar para abranger mais pessoas. Em entrevista à Revista Oeste, a professora Cíntia Chagas explicou que o “novo idioma” nada tem de inclusiva.

“O dialeto exclui 43 milhões de disléxicos no Brasil”, disse Cíntia, ao mencionar os cegos, que dependem de programas de computador para ler conteúdos na internet e surdos, cuja comunicação se estabelece através de sinais. “Querer impor isso, além de pautas similares, é puro elitismo.”


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de