Comissão decide tirar Touro de Ouro da B3

O Touro de Ouro da Bolsa de Valores de São Paulo deve ser retirado, e os responsáveis serão multados. A decisão foi tomada pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana, vinculada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento.

Nesta terça-feira, 23, o colegiado entendeu que a instalação “sem a devida licença” infringiu os artigos 39 e 40 da Lei Cidade Limpa. O valor da multa será definido pela Subprefeitura da Sé, responsável pela área onde a obra está.

valor da multa

 pela Subprefeitura da Sé

Além disso, o colegiado, composto por 16 membros, considerou o monumento “peça publicitária”. Portanto, a remoção terá de ser imediata.

Inauguração do Touro de Ouro brasileiro

Lançado em 16 de novembro, o monumento tem inspiração na estátua que fica em Wall Street, no centro financeiro de Nova Iorque.

No dia seguinte ao lançamento da peça, a novidade virou alvo de protestos: esquerdistas colaram na estrutura cartazes escrito “fome”. Depois, foi a vez de uma ONG fazer um churrasco para moradores de rua em frente à obra.

Com a palavra, a B3

Em nota, a B3 informou que o Touro de Ouro possuía as autorizações vigentes dos órgãos municipais para sua instalação, como da Subprefeitura da Sé e do Departamento do Patrimônio Histórico, da Secretaria Municipal da Cultura, para exposição em logradouro público, como evento temporário.


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de