Vídeo: cheia do Lago Guaíba invade casas em Porto Alegre

Na noite desta segunda-feira, 13, o Lago Guaíba voltou a subir e atingiu áreas residenciais em Porto Alegre (RS). Em virtude da elevação das águas, alguns moradores foram forçados a deixar suas casas. Os bairros mais afetados foram Ipanema e Lami, onde os residentes registraram a invasão da água em suas residências.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um morador de Lami tentando sair de sua casa, com a água alcançando sua cintura. Veja o momento em que meio à correnteza, ele consegue abandonar o local.

Vídeo impressionante do resgate de nove gatos em uma casa sitiada pelas ondas do Guaíba, no bairro Lami. O ato heroico aconteceu durante a devastação causada pelo lago, onde casas eram engolidas sem piedade.

Os resgates foram realizados em três jornadas a pé devido às… pic.twitter.com/zBGwLy5BHj

Moradores de Porto Alegre abandonaram suas casas

De acordo com a Defesa Civil Municipal de Porto Alegre, os moradores do bairro Lami tiveram de ser rapidamente retirados das áreas inundadas na noite desta segunda-feira. Autoridades continuam a monitorar a situação no local.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado informou que não houve muitas ocorrências relacionadas às ondas, pois as áreas afetadas foram evacuadas a tempo. A corporação também comunicou que alguns moradores, mesmo com os riscos, optaram por permanecer em suas residências.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Na manhã desta terça-feira, 14, a Prefeitura de Porto Alegre emitiu um alerta nas redes sociais para solicitar aos moradores que permaneçam em locais seguros e se protejam. Segundo a administração municipal, a temperatura caiu e o nível do Guaíba subiu significativamente.

“Logo, tudo isso vai passar e vamos reconstruir nossa cidade e a vida de todos os porto-alegrenses afetados por essa histórica enchente”, escreveu o órgão na publicação.

Nível do Lago Guaíba

A medição do Lago Guaíba indicava na manhã desta terça-feira, 14, um nível de 5,23 metros de altura. A cota segura de inundação estabelecida é de três metros.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de