SP: 5% dos pacientes confirmados com covid-19 têm até 14 anos

Desde o início da pandemia, apenas 5% dos 4,5 milhões de casos confirmados de covid-19 no Estado de São Paulo são de pacientes com até 14 anos de idade.

Segundo a Fundação Seade, o Estado de SP tem cerca de 8,5 milhões de crianças entre zero a 14 anos. Desse total, 227 mil foram contaminadas pelo coronavírus, o que representa menos 2,7% da população paulista nessa faixa etária. O dado foi compilado por Oeste a partir de informações oficiais do governo de SP até a quarta-feira 12.

A letalidade dos pacientes com covid-19 com até 14 anos ficou em 0,1%. Isso significa que 1 em cada mil infectados nesse perfil morreram com a doença. No total, esse grupo soma 228 mortos desde que a a pandemia teve início.

Ainda assim, o governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), tem pressa em aplicar a vacina pediátrica contra a covid-19 nas crianças do Estado. A estrutura estadual começou a criar os mecanismos para forçar a adesão. Nas escolas públicas do Estado, por exemplo, a carteira de vacinação será cobrada — apesar da gestão garantir que não impedirá o acesso de alunos que não tenham sido vacinados contra a doença.

O governo federal se comprometeu a disponibilizar as doses da vacina da Pfizer — única permitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para menores de 18 anos. Contudo, o Ministério da Saúde trabalha para que a vacinação de crianças não seja feita de forma obrigatória.

Vacina infantil contra covid-19

Nesta quinta-feira, 13, chega o primeiro lote de doses infantis da vacina da Pfizer contra covid-19. A remessa se aplica às crianças com idade entre 5 anos e 11 anos — última faixa etária autorizada pela Anvisa a se vacinar. Conforme atestam os números paulistas, a letalidade é ainda menor nesse público: 0,06%. Desse modo, foram 6 mortes a cada 10 mil doentes nesse grupo etário.


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de