Sem pandemia, expectativa de vida do brasileiro seria de 76,8 anos

A expectativa média de vida dos brasileiros em 2020 teria sido de 76,8 anos, de acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa completa foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

O instituto deixa claro, no entanto, que o levantamento não levou em consideração a pandemia de covid-19, que teve início em março do ano passado.

Como a pesquisa teve o dia 1º de julho como referência, não considerou as mortes causadas pela covid-19 no Brasil no segundo semestre de 2020. No fim de julho do ano passado, o país contabilizava cerca de 85 mil óbitos pela doença. Hoje, são mais de 600 mil.

Em nota, o IBGE informou que os dados divulgados “fornecem os indicadores de mortalidade que seriam esperados caso o país não tivesse passado pela pandemia de covid-19”. “Tais efeitos serão registrados quando da elaboração das novas Tábuas de Mortalidade com dados do próximo Censo Demográfico, a ser realizado em 2022, momento em que elas serão revistas”, explicou o órgão.

a ser realizado em 2022

Para a população masculina, a expectativa de vida ao nascer seria de 73,3 anos. Para as mulheres, de 80,3 anos em 2020.

A estimativa de vida dos brasileiros vem crescendo desde 1940. Naquela época, chegava a apenas 45,5 anos.


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de