Em evento de esquerdistas, Lula se reúne com Petro e Maduro

Em um evento de esquerdistas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá nesta sexta-feira, 1º, com o ditador Nicolás Maduro e com Gustavo Petro, presidentes da Venezuela e da Colômbia, respectivamente. O mandatário petista está em São Vicente e Granadinas para a oitava cúpula de chefes de Estado e governo da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

A cúpula, que acontece na cidade de Kingstown, será aberta às 10h (pelo horário de Brasília), 9h (pelo horário local). Lula terá reuniões com diversos chefes de Estado e autoridades.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Lula e Petro discutirão a situação na Faixa de Gaza

A primeira reunião está marcada para as 12h30 (horário de Brasília) e será com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que, assim como o petista, acusa Israel de “genocídio” e faz referências ao Holocausto. O tema da agenda é justamente a situação na Faixa de Gaza.

As secretárias de Relações Exteriores do Chile e do México, respectivamente, também participarão dessa reunião.

Lula e Maduro, encontro entre amigos

No incío da tarde, às 14h30 (pelo horário de Brasília), Lula terá encontro bilateral com o ditador Maduro.

O petista deverá abordar a importância de fixar uma data para as eleições presidenciais na Venezuela ainda neste ano, seguindo o que foi estabelecido pelo Acordo de Barbados.  

A fim de evitar “destruição de pontes” com o amigo ditador, segundo fontes da CNN, Lula deixará de fora da reunião temas que preocupam a comunidade internacional, como a prisão de uma ativista e a expulsão de funcionários do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos da Venezuela.

Outras reuniões

Lula também terá reuniões com o presidente da Bolívia, Luis Arce, e com o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres

O presidente retorna ao Brasil no início da noite desta sexta-feira.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de