Confira a previsão do tempo do Inmet até 29 de maio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo para as próximas duas semanas. A previsão para a primeira semana, de 13 a 20 de maio, revela que algumas áreas do Norte e do Nordeste podem registrar acumulados de chuva superiores a 60 milímetros, devido à combinação de calor e alta umidade que continua a gerar instabilidades meteorológicas e chuvas intensas.

Previsão para a 1ª semana (13/5/2024 a 20/5/2024)

Para a Região Norte, a previsão é de pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados acima de 60 milímetros em áreas do centro-norte do Amazonas e do Pará, além de Roraima e Amapá. As chuvas podem ser acompanhadas de raios, ventos fortes e trovoadas. Nas demais áreas da região, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas com menores volumes.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

No Nordeste, o norte do Maranhão pode registrar acumulados superiores a 70 milímetros, enquanto a costa leste deve ter chuvas favorecidas pelo transporte de umidade do oceano para o continente, podendo superar 40 milímetros. No interior da região, o tempo será quente e sem previsão de chuva.

Previsão para o Centro-Oeste, o Sudeste e o Sul

No Centro-Oeste e no Sudeste, o tempo será, em geral, quente e seco, com exceção de algumas áreas de Mato Grosso, São Paulo e Espírito Santo, onde podem ocorrer chuvas rápidas e passageiras.

No Sul, o Inmet informa que a semana começa com pancadas de chuvas isoladas em Santa Catarina e Paraná, devido à atuação de um sistema frontal, com ventos que podem superar 60 quilômetros por hora.

A partir do dia 17, a chegada de um novo sistema frontal provocará chuvas acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, especialmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Inmet recomenda acompanhar as atualizações da previsão do tempo e avisos meteorológicos no site e nas redes sociais.

Previsão para a 2ª semana (21/5/2024 a 29/5/2024)

Para a segunda semana, a previsão revela que os maiores acumulados de chuva na Região Norte ocorrerão no centro-norte do Amazonas, oeste do Acre, Roraima, oeste do Pará e do Amapá, com volumes que podem ultrapassar 70 milímetros.

Em outras áreas, os acumulados devem ser inferiores a 40 milímetros, e em algumas localidades de Tocantins e sul do Pará, não há previsão de chuva.

No Nordeste, são esperadas pancadas de chuva que podem ultrapassar 40 milímetros no norte do Maranhão, no Piauí e na faixa leste da região, enquanto as demais áreas devem receber menores volumes de chuva.

Centro-Oeste, Sudeste e Sul

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o tempo será predominantemente seco e quente, exceto no leste do Sudeste, onde podem ocorrer chuvas rápidas e passageiras, com volumes inferiores a 80 milímetros.

Para o Sul, a previsão é de pancadas de chuva que podem ultrapassar 90 milímetros no centro-leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do sul do Paraná. No restante da região, esperam-se menores acumulados de chuva.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de