Carlos Gilberto Carlotti Júnior vence eleição para reitor da USP

O neurocirurgião Carlos Gilberto Carlotti Júnior, de 61 anos, foi o mais votado na eleição para reitor da Universidade de São Paulo (USP), realizada na quinta-feira 25. Esta foi a primeira vez em que a votação foi feita totalmente on-line.

Além de Carlotti Júnior, havia apenas mais um candidato na disputa: o físico Antônio Carlos Hernandes. Os dois nomes serão encaminhados ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Historicamente, o primeiro colocado na votação é nomeado reitor.

Carlotti obteve 1.156 votos, enquanto Hernandes teve 795. “Temos propostas inovadoras e precisamos do apoio da comunidade. Queremos fazer uma gestão disruptiva”, afirmou, logo depois da confirmação do resultado. “Queremos melhorar a situação de gênero, étnico-raciais, para ter uma universidade mais equânime.”

A vice-reitora na chapa de Carlotti é a professora de Sociologia Maria Arminda do Nascimento Arruda, que foi coordenadora do escritório USP Mulheres.

A votação eletrônica na universidade teve participação de 1,8 mil professores, 200 estudantes e mais de 80 servidores técnico-administrativos. Também participaram 26 representantes de outros grupos da sociedade, como associação de ex-alunos.

O presidente da comissão eleitoral e diretor da Faculdade de Direito da USP, Floriano de Azevedo Marques, anunciou o resultado em uma live no YouTube.

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de