Anvisa cancela permissão de spray nasal israelense contra a covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou a permissão para importação e comercialização do spray israelense Taffix. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 19.

Segundo a Anvisa, o produto — que seria importado pela farmacêutica Belcher — tinha, inicialmente, alegações de ser “altamente eficaz” no bloqueio de vírus respiratórios, incluindo o Sars-Cov-2, causador da covid-19.

No entanto, a agência informou que “não foram apresentados estudos clínicos que comprovem a eficácia do produto”. Por isso, a Anvisa decidiu pelo cancelamento imediato do aval.

Spray nasal

Taffix é o nome do produto israelense fabricado pela empresa Nasus Pharma. Ele teria a capacidade de bloquear o vírus dentro da cavidade nasal.

A previsão era de que o produto chegasse ao Brasil em fevereiro.

A Anvisa havia aprovado a solicitação da farmacêutica Belcher no final de dezembro, autorizando o registro do produto.

Aval da Anvisa

O aval dado pela Anvisa ao spray nasal consistia em uma notificação, espécie de permissão para fabricação, importação e comercialização de medicamentos e produtos considerados de baixo risco.

O regime de notificação faz com que o medicamento não precise passar por uma análise técnica prévia da agência. Ao serem comercializados, eles também ficam isentos da necessidade de prescrição médica para serem adquiridos.

Porém, quando não são apresentados estudos capazes de mostrar a eficácia do medicamento para o fim alegado, a notificação do mesmo é cancelada — o que aconteceu com o Taffix.


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de