Associação de juristas pede investigação de Moro

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) entrou com uma representação no Ministério Público Federal em Brasília contra o ex-juiz Sergio Moro (Podemos).

O documento protocolado na terça-feira 25 pede que Moro seja investigado por seu trabalho na consultoria Alvarez & Marsal. O assunto já é alvo de um processo no Tribunal de Contas da União.

Na solicitação, a ABJD sugere a instauração de um inquérito para apurar as relações, as condições e os valores envolvidos no contrato.

A entidade requer a “averiguação da natureza do trabalho desenvolvido por Sergio Moro na contratação, e a relação dele com as empresas assessoradas na consultoria, a fim de verificar possível cometimento de ilícitos de caráter penal e uso da operação Lava Jato, que conduziu como juiz, para se favorecer”.

O documento afirma ainda que o ex-magistrado “teve acesso a informações privilegiadas que possuíam potencial de impacto em favor de seu trabalho na empresa”.

A organização, com cerca de dois mil associados em todo o país, reúne juízes, desembargadores, advogados, defensores públicos, professores e estudantes de direito, promotores, procuradores e servidores do Poder Judiciário.

Tanto Moro quanto a Alvarez & Marsal (que presta serviços para empresas investigadas na Operação Lava Jato) negam conflito de interesses na passagem dele pela consultoria. A empresa divulgou nota afirmando que tem contribuído com o TCU e repassado todos os esclarecimentos solicitados.

Investigação de Moro no TCU

O TCU determinou ao Conselho Nacional de Justiça e à Alvarez & Marsal que forneçam documentos sobre o rompimento do vínculo entre o ex-juiz e a empresa de consultoria.


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de