Saúde promete restabelecer sistemas atingidos por hackers até amanhã

Todos os sistemas do Ministério da Saúde que consolidam os dados referentes à pandemia de covid-19 devem ser completamente restabelecidos até sexta-feira 14. O prognóstico foi feito pelo secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz.

Em dezembro do ano passado, o ministério foi alvo de um ataque hackerque completou um mês nesta semana.

Na madrugada do dia 10 de dezembro, os sistemas da pasta foram invadidos por hackers, três dias depois de o governo ter atendido à recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de impor cinco dias para não vacinados entrarem no país. Com o aplicativo em pane, a quarentena foi adiada.

Na ocasião, os dados de vacinação contra a covid-19 sumiram e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital ficaram indisponíveis. Em 23 de dezembro, a pasta anunciou que o ConecteSUS tinha voltado a funcionar.

“Desde dezembro, o Ministério da Saúde consegue receber todas as informações: óbitos, agravamentos, casos e vacinação. Com relação à disseminação dos dados identificados para Estados e municípios, os dados do Sivep-Gripe e e-SUS Notifica foram restabelecidos desde dezembro. Os dados da vacinação a gente vai restabelecer no dia 14 de janeiro”, afirmou Cruz.

Ainda segundo o número 2 da Saúde, o Open DataSUS também deve voltar ao funcionamento normal a partir de amanhã. “Nossa expectativa é que volte a funcionar a parte de hospitalização, casos e imunização”, disse o secretário-executivo.

Até o momento, de acordo com o governo, o acesso a algumas plataformas foi normalizado: e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações e ConecteSUS.

O principal sistema ainda não voltou a funcionar: a Rede Nacional de Dados em Saúde, plataforma que reúne todas as informações registradas por Estados e municípios, na ponta do Sistema Único de Saúde (SUS).


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de