Lote com vacinas da Pfizer para crianças chega ao Brasil

Chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira, 13, o primeiro lote da vacina da Pfizer contra a covid-19 para crianças de 5 a 11anos.

A carga com 1,2 milhão de doses de imunizantes chegou ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), às 4h38.

Segundo o Ministério da Saúde, serão entregues 4,3 milhões de doses de vacinas em janeiro, 7,2 milhões em fevereiro e 8,4 milhões em março.

A vacinação não será obrigatória

A distribuição das vacinas começa nesta quinta-feira, de acordo com o critério populacional, ou seja, será proporcional à população de crianças em cada Estado e no Distrito Federal.

A previsão é que o público infantil comece a ser vacinado a partir de amanhã.

A imunização começará por menores com comorbidade, deficiência permanente, indígenas e quilombolas.

Em seguida, o Ministério da Saúde recomenda que sejam vacinadas crianças que vivem com pessoas dos grupos de risco.

Depois disso, haverá um escalonamento por faixa etária, começando pelos mais velhos.

Doses pediátricas da Pfizer

Umas das principais diferenças das vacinas para crianças daquelas que são aplicadas em adultos é a cor das tampas — enquanto as pediátricas são laranjas, as dos maiores de 12 anos são roxas.

Outro ponto é a dosagem. Enquanto para os maiores de 12 anos as doses da Pfizer são de 0,3 ml, para os mais novos a dosagem é inferior, de 0,2 ml.

O tempo de armazenamento também muda. Enquanto para os mais velhos o imunizante pode ficar na geladeira entre 2ºC a 8ºC durante apenas um mês, para as crianças são permitidas até dez semanas.

Uma semelhança entre as duas vacinas é o intervalo entre a primeira e a segunda doses do produto da Pfizer. Tanto para crianças quanto para maiores de 12 anos o espaçamento é de oito semanas.


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de