Novo painel solar de Elon Musk é 10 vezes mais barato que os tradicionais, mais potente e pode redefinir o mercado de energia solar global, confira!

Durante uma recente entrevista, Elon Musk afirmou que, com as tecnologias certas, há chances de abastecer todos os Estados Unidos com energia solar. Segundo o CEO da Tesla, é necessário utilizar um painel solar e baterias especiais, mas a missão seria muito viável. Musk ainda destaca que simplesmente funciona, visto que temos um reator de fusão gigante no céu.

Os comentários de Elon Musk em relação à energia solar deram origem a uma onda de notícias sobre um novo painel solar a ser lançado pelo bilionário. Mas nenhum projeto envolvendo energia solar foi anunciado oficialmente pelo executivo.

Desde 2016, quando comprou a startup Solarcity por US$ 2,6 bilhões, a Tesla desenvolve o projeto Tesla Solar Roof, para a criação de painéis solares para casas e empresas. Na época, Elon Musk subiu ao palco para apresentar seu painel de energia solar e revelar os planos da companhia para o negócio.

Na ocasião, Elon Musk falou sobre a perspectiva de um painel solar que tenha um visual melhor e seja mais durável que um telhado comum, e que possa ser facilmente personalizado para se adequar às demandas únicas de cada casa. Isso reduzirá os custos para o consumidor.

O painel solar de Elon Musk será mais elegante e durável que os comuns, feitos de vidro temperado e serviriam tanto como telhas quanto células solares. Eles teriam capacidade de suportar o impacto de uma pedra de granizo do tamanho de uma bola de golfe e seriam fáceis de instalar.

Contudo, anos após a apresentação, o projeto de energia solar está em segundo plano dentro da Tesla. Apesar dos comentários de Elon Musk durante a entrevista, pouco se sabe sobre os status de desenvolvimento dos painéis, nem sobre os esforços da Tesla no Tema. De fato, as palavras energia solar ou geração de energia não foram mencionadas na teleconferência de resultados do terceiro trimestre de 2023 da empresa.

Oficialmente, a última vez que a empresa de Elon Musk mencionou projetos envolvendo geração de energia foi em seu report para o Dia do Investidor, em março de 2023. O documento, que traz um capítulo chamado de Energia Sustentável para Toda a Terra, oferece alguns vislumbres sobre os planos da empresa, mas sem informações concretas. 

Basicamente, o relatório traz números sobre o consumo de energia global e o impacto ambiental gerado pelo mesmo. Posteriormente, o documento dá sugestões sobre como mudar o cenário, ampliando a produção de energia limpa.

Construída no antigo terreno de uma usina siderúrgica, a Gigafactory 2 é o complexo da Tesla que abriga o projeto Tesla Solar Roof, onde está sendo desenvolvido o painel solar de Elon Musk. Anunciada também em 2016, a instalação deveria ter uma produção total capaz de produzir 1.000 MW de energia solar em painéis anualmente.

A realidade, contudo, é outra. Musk aspirava a meta de instalar 1.000 telhados por semana ao redor dos EUA, contudo os painéis solares estão disponíveis em quantidades limitadas após longos atrasos.

Segundo informações, a instalação tem produzido cerca de 30 MW de eletricidade no total. Parte do “flop” do projeto está ligado ao preço dos painéis solares, mais caros se comparados com os painéis solares convencionais. Apesar do crescimento da energia solar, a implantação dos produtos solares da Tesla mal conseguiu chegar a 1% no último ano, implantando 348 MW de capacidade.

Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc….. Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Click Petróleo e Gás


Você pode gostar também de