Combustível renovável: Especialistas revelam estágio de desenvolvimento e destacam questão ambiental

No setor da construção, há uma gama de novidades tecnológicas para a utilização de combustível renovável em equipamentos. Elas foram aprovadas tecnicamente, porém esbarram na inviabilidade econômica. Hoje, segundo especialistas da questão ambiental, as únicas opções alternativas disponíveis no mercado são os combustíveis vindos do agronegócio a algumas versões de instrumentos elétricos. 

“O grande desafio é realmente fomentar e distribuir essas novas tecnologias para que atinjam o consumidor na ponta da linha. Nesse processo vimos caminhando a passos rápidos. Espera-se ter novidades nos próximos anos”, conta Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).  

Entenda mais acerca da diferença entre combustível renovável e não renovável:

https://www.youtube.com/watch?v=bdgYTLW4ec4

Na avaliação de Neto, a questão ambiental é urgente. Por isso, ter em vista soluções diferentes de modo que as emissões de carbono diminuam é um caminho irrevogável. “Os combustíveis fósseis são finitos, mas as novas fontes de energia de biocombustível renovável tem de ser desenvolvidas, testadas e oferecidas ao mercado. Só assim haverá, também, uma transição deliberada, ao mesmo tempo em que a sociedade consiga se adaptar à nova realidade”, diz ele.  

Para ajudar com o conhecimento e o entendimento do que está sendo realizado para a criação de combustível renovável, a Sobratema promoverá no dia 26 de maio, às 15h, o Webinar Sobratema “Combustíveis do Futuro nos Equipamentos de Construção”. A transmissão será pelo canal do Youtube da Sobratema.

De acordo com Auler Neto, o evento irá trazer um apanhado atual e tratará das tendências do setor de energia e acima de tudo das plataformas tecnológicas no ramo de combustível renovável, que irão contribuir para zerar as emissões da área de instrumentos na construção industrial e civil. Nos dias de hoje, no mercado atual, estão disponíveis o GNV, GNL, Metanol e Etanol. Mas, diz Auler Neto, “no futuro, esses combustíveis renováveis estarão entre alternativas em termos de combustíveis em escala muito maior e cada vez mais focadas em nichos de mercado”.

Sobre a Sobratema e sua história, assista ao vídeo:

Uma das tendências, além do combustível renovável, que serão discutidas no Webinar Sobratema é o hidrogênio, que deve ser uma solução mundial a médio-longo prazo. “Há abundante matéria prima no nosso mundo e é seguro. O grande foco dos pesquisadores é como tornar ele economicamente viável e responsável”, completa o vice-presidente da entidade. 

Dentre os especialistas na questão ambiental, confirmados para o evento estão Erwin Franieck, diretor presidente do SAE 4Mobility, companhia de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento e Engenharia Avançada da SAE BRASIL, e Fábio Magrin, chefe da Unidade de Negócios de Nova Energia da Cummins.

O debate no Webinar Sobratema

Para os debates, estarão Monica Saraiva Panik, expert em tecnologias de hidrogênio e células a combustível, além de ser diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2), mentora da Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil e tutora do núcleo chamado “Transformação Energética – Hidrogênio” do grupo BW Expo Summit Digital. Também estará presente Silvimar Fernandes Reis, vice-presidente da Sobratema, especialista em questões sustentáveis e coordenador do programa ESG da entidade. 

O Webinar Sobratema “Combustíveis do Futuro nos Equipamentos de Construção”começa com o engenheiro Afonso Mamede, presidente da Sobratema, e com Rolf Pickert, CEO da Messe Muenchen do Brasil.


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Click Petróleo e Gás


Você pode gostar também de