Polishop entra em recuperação judicial, com dívida de R$ 352 milhões

Depois de enfrentar uma prolongada crise financeira, a Polishop, oficialmente denominada Polimport, solicitou recuperação judicial para lidar com uma dívida de R$ 352,1 milhões. Recentemente, a empresa já havia entrado com um pedido de tutela de urgência cautelar enquanto organizava a formalização dessa recuperação.

A Polishop opera atualmente com 49 lojas físicas em shoppings e conta com quase 500 funcionários, além de atuar no e-commerce e televendas.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

No pedido de recuperação, a empresa argumentou que, mesmo diante do crescimento gradativo de faturamento, negócios, estrutura e funcionários, algumas mudanças no cenário econômico começaram a interferir sobremaneira na pujança da Polimport.

Polishop enfrenta crise desde a pandemia

Entre os fatores apontados pela empresa está o enfraquecimento do varejo físico entre 2015 e 2019, por causa do fortalecimento das vendas on-line e dos marketplaces.

A Polishop também destacou que a pandemia de covid-19 e as restrições sanitárias impactaram severamente seus negócios. “Isso porque, diante das medidas de lockdown, as lojas físicas foram inesperada e indefinidamente fechadas, resultando na deletéria situação de fechamento de quase 300 lojas físicas em shoppings centers”, justifica a empresa, ao acrescentar que houve restrição da operação no e-commerce.

Leia também:

Segundo a empresa, a pandemia resultou em uma queda de 70% no faturamento da Polimport e no aumento dos custos fixos. A Polishop alega que enfrentou dificuldades de manutenção de fluxo de caixa, o que exigiu sucessivas medidas internas para preservar as vendas e cobrir os custos fixos.

Encerramento de lojas e aumento de despesas

Nos últimos dois anos, a Polishop, que tem vinte e cinco anos de existência, fechou cerca de 70% de suas lojas, todas localizadas em shoppings.

O encerramento das operações elevou as despesas não recorrentes e a empresa terminou 2023 com prejuízos. “Os contratos com shoppings centers aumentaram muito nos últimos anos e o varejo atravessa um momento difícil”, afirma o fundador, João Appolinário.

Confira a lista dos principais credores da Polishop

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de