O Brasil flerta com as franquias

Em artigo publicado na Edição 118 da Revista Oeste, Bruno Meyer atualiza o leitor sobre o atual cenário do mercado de franquias no Brasil. De acordo com o jornalista, a tendência de negócio faturou mais de R$ 188 bilhões nos últimos 12 meses. O valor corresponde a cerca de 2,5 % do PIB nacional.

de negócio faturou mais de R$ 188 bilhões nos últimos 12 meses. O valor corresponde a cerca de 2,5 % do PIB nacional.

E o flerte entre o Brasil e as franquias está cada vez mais evidente. De acordo com uma recente pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), pessoas que procuram novas oportunidades na carreira já são o principal perfil de quem busca franquia no país, com 29%, à frente de quem só quer investir e manter outras atividades, com 17%. 

E o flerte entre o Brasil e as franquias está cada vez mais evidente. De acordo com uma recente pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), pessoas que procuram novas oportunidades na carreira já são o principal perfil de quem busca franquia no país, com 29%, à frente de quem só quer investir e manter outras atividades, com 17%. 

Leia um trecho

“A recente transformação das franquias no Brasil se deve muito à variedade, inclusive no valor alocado inicial, pela qual um investidor pode pagar. A transação começa em módicos R$ 3 mil — de lavanderias a representantes de uma agência digital — a valores superiores a R$ 2 milhões, como é o caso do setor de alimentação em shopping centers. Na média geral, o brasileiro investe R$ 100 mil para abrir uma franquia, e nesse valor ele consegue de um café em um bairro de classe média ou um quiosque dentro de um aeroporto a uma sorveteria. Dos pequenos aos grandes investimentos, uma regra não escrita fica clara: um franqueador busca o retorno do investimento em 24 a 36 meses.

“A recente transformação das franquias no Brasil se deve muito à variedade, inclusive no valor alocado inicial, pela qual um investidor pode pagar. A transação começa em módicos R$ 3 mil — de lavanderias a representantes de uma agência digital — a valores superiores a R$ 2 milhões, como é o caso do setor de alimentação em shopping centers. Na média geral, o brasileiro investe R$ 100 mil para abrir uma franquia, e nesse valor ele consegue de um café em um bairro de classe média ou um quiosque dentro de um aeroporto a uma sorveteria. Dos pequenos aos grandes investimentos, uma regra não escrita fica clara: um franqueador busca o retorno do investimento em 24 a 36 meses.

O Brasil tem cerca de 550 shopping centers concentrados em 200 municípios. Pode inicialmente causar estranheza para um dono de uma rede de lojas de acessórios, como Lee, falar em expansão de rua, enquanto o mundo só pensa em crescer no digital. Mas o Brasil não é simples, nem foi feito para amadores. Lee usa os mais de 4 mil municípios do país que não possuem shopping centers e têm o seu comércio ultrapopular nas ruas. A expansão tem acontecido lá. A alimentação segue relevante no setor, mas houve um aumento no ramo que envolve saúde e beleza, com marcas de clínicas de estética sendo franqueadas.”

O Brasil tem cerca de 550 shopping centers concentrados em 200 municípios. Pode inicialmente causar estranheza para um dono de uma rede de lojas de acessórios, como Lee, falar em expansão de rua, enquanto o mundo só pensa em crescer no digital. Mas o Brasil não é simples, nem foi feito para amadores. Lee usa os mais de 4 mil municípios do país que não possuem shopping centers e têm o seu comércio ultrapopular nas ruas. A expansão tem acontecido lá. A alimentação segue relevante no setor, mas houve um aumento no ramo que envolve saúde e beleza, com marcas de clínicas de estética sendo franqueadas.”

Revista Oeste

A Edição 117 da Revista Oeste vai além do texto de Bruno Meyer. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Branca Nunes e Silvio Navarro, J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Rodrigo Constantino, Ana Paula Henkel, Guilherme Fiuza, Bruno Freitas, Cristyan Costa, Dagomir Marquezi, Ubiratan Jorge Iorio, Theodore Dalrymple, Evaristo de Miranda e Marcelo Xavier.

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Fonte: Revista Oeste


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