Interferência de Lula nos dividendos da Petrobras derruba ações e atropela Jean Paul Prates

A decisão da Petrobras de não pagar dividendos extraordinários, divulgada na última quinta-feira, 7, foi fruto de uma interferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a agência Reuters, Lula quer que a Petrobras use os ganhos obtidos em 2023 para aumentar os investimentos, e não remunerando os acionistas.

A decisão teria sido tomada durante uma reunião nesta semana com o presidente da empresa, Jean Paul Prates, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Saiba mais: Petrobras: dívida volta a subir depois de 2 anos de queda

A decisão contrariou a proposta da diretoria executiva, da qual Prates faz parte, que defendeu o pagamento de 50% do valor possível de dividendos extraordinário.

A maioria do Conselho de Administração decidiu por destinar o montante para uma reserva estatutária de remuneração de capital.

Saiba mais: Ações da Petrobras desvalorizam mais de 10% com queda do lucro

A decisão foi tomada graças aos votos dos conselheiros que representam a União.

O governo quer que a Petrobras possa usar a reserva estatutária para investimentos. Entretanto, para isso será necessário mudar a regra que disciplina o uso desses recursos.

Prates foi voto vencido no Conselho da Petrobras

Prates afirmou nesta sexta-feira, 8, que se posicionou a favor da distribuição de dividendos extraordinários pela Petrobras, mas foi voto vencido.

“Eu, como presidente, me abstive de votar, porque não faria diferença nenhuma para o resultado, e acompanhei o voto da minha diretoria que propôs 50%/50%, foi nosso encaminhamento inicial”, disse Prates.

Saiba mais: Operações atípicas antecipam queda das ações da Petrobras

Os conselheiros que representam os acionistas minoritários, segundo o presidente da Petrobras, votaram na distribuição de 100% dos dividendos.

Ações da Petrobras caem mais de 10% na Bolsa de Valores

As ações da estatal petrolífera operam em forte queda na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Ao longo do pregão, os papéis chegaram a cair mais de 11%, com uma perda de cerca de R$ 70 bilhões em valor de mercado da Petrobras.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de